Alemanha julgará nazista de 100 anos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tobias Schwarz/AFP

Um ex-guarda do campo de concentração de Sachsenhausen, agora com 100 anos, vai a julgamento na Alemanha nesta quinta-feira (7), acusado de contribuir para a morte de mais de 3 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os promotores acusaram o homem, que foi membro do partido nazista, de ter ajudado na morte de 3.518 pessoas no campo de concentração de Sachsenhausen. Ele atuou como guarda na torre de vigia entre 1942 e 1945.

Os médicos disseram que o homem, que não foi identificado por causa das convenções alemãs sobre o relato de julgamentos criminais, só poderá ser julgado em sessões limitadas a duas horas e meia por dia.

Entre os crimes que os promotores afirmam que ele contribuiu estão disparos contra prisioneiros e a morte de outros com Zyklon-B, gás venenoso também usado nos campos de extermínio onde milhões de judeus foram mortos no Holocausto.

“Ele é acusado de contribuir para assassinatos cruéis e traiçoeiros”, disse o tribunal em Neuruppin, perto de Berlim, em um comunicado, acrescentando que o homem contribuiu para “criar e manter condições de risco de vida no campo”.

Nos últimos anos, diversas acusações têm sido feitas contra ex-guardas de campos de concentração, agora idosos, por crimes contra a humanidade cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma decisão judicial de 2011 abriu caminho para estes processos finais, declarando que mesmo aqueles que contribuíram indiretamente para assassinatos em tempo de guerra, sem puxar um gatilho ou dar uma ordem, poderiam arcar com a responsabilidade criminal.

Sachsenhausen foi inaugurado em 1936 como um dos primeiros campos de concentração nazistas – e também foi um campo de treinamento para guardas da SS que foram servir em outros campos como Auschwitz e Treblinka.

Outros mortos em Sachsenhausen incluíam combatentes da resistência holandesa e oponentes políticos internos dos nazistas.

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf