As viagens perdulárias do ministro-astronauta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Campeão em viagens ao exterior na equipe ministerial de Jair Bolsonaro, Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) levou em suas 20 missões internacionais um total de 67 auxiliares, que também tiveram passagens e diárias pagas com recursos públicos. Nestes três anos de mandato, o custo com essas comitivas já chega a 1,3 milhão de reais.

O dado, obtido a partir de levantamento feito no Portal Brasileiro de Dados Abertos, do governo federal, mostra o total de membros das comitivas, não o total de pessoas — de modo que uma mesma auxiliar pode ter integrado duas comitivas ou mais. O levantamento exclui as pessoas que acompanharam o ministro quando Pontes é que era o acompanhante, como integrante de comitivas presidenciais.

Pontes planejava levar 18 pessoas consigo para Glasgrow, na Escócia, para a COP-26 (a conferência do clima das Nações Unidas), mas o Palácio do Planalto determinou que esse número de acompanhantes fosse reduzido em 80%, como informou a coluna Radar.

Reportagem de VEJA desta semana mostra que o governo federal já gastou, apenas com o ministro, um total de 503 mil reais em passagens e diárias nas viagens a outros países. Nesta semana, ele está nos Emirados Árabes Unidos, país que já visitou três vezes como ministro.

As viagens ocorrem em meio a uma retirada de recursos da pasta que comanda, que ao longo dos últimos três anos viu seu orçamento ser reduzido de 13 bilhões de reais para 8 bilhões de reais por ano. No começo deste mês, a pedido do Ministério da Economia, o Congresso autorizou a retirada de 690 milhões do orçamento atual da pastas, comprometendo 90% da verba disponível. O ministro chegou a ameaçar se demitir, mas optou por continuar no cargo.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf