Até bolsonaristas criticam Sergio Camargo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Inimigo declarado de esquerdistas e do movimento negro, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, tem angariado adversários também no próprio campo bolsonarista.

Nesta quinta-feira (14), o professor de Música da Universidade de Brasília (UnB) Ebnézer Maurilio Nogueira da Silva publicou uma carta aberta com diversas críticas a Camargo.

Desta vez, não se trata de mais uma manifestação vinda do ambiente universitário, em que predomina o sentimento de rejeição ao governo Jair Bolsonaro.

Ebnézer é presidente do grupo Docentes Pela Liberdade, que representa professores abertamente de direita, a maioria simpáticos ao presidente.

“Se alguém discorda do senhor [Camargo], não é necessariamente ‘um esquerdista’, pode ser apenas uma pessoa que tenha a opinião certa”, diz o professor na carta. Ele diz ter escrito o texto em caráter pessoal, não em nome da entidade.

Ebnézer é um ex-aliado de Camargo que rompeu com ele no ano passado. Durante cerca de um ano, exerceu o cargo de diretor de Fomento da Cultura Afro-Brasileira na Fundação, até pedir para exoneração.

Na época, ele e outros diretores que deixaram o cargo criticaram a conduta errática de Camargo e sua obsessão por perseguir esquerdistas como parte da motivação para saírem.

Na carta, Ebnézer diz que o presidente da Fundação tem uma “estranha fixação por mim, como se pode observar nos seus disparos nas redes sociais”.

“Quando o conheci há quase dois anos, o senhor parecia ser uma pessoa diferente: bem humilde e disposto a aprender com a experiência dos demais. Porém, com o passar rápido do tempo, tornou-se cada vez mais preocupado com o poder e revelou-se vaidoso”, segue o texto.

Em agosto, Ebnézer prestou depoimento em inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho em razão de acusações feitas por funcionários da Fundação de assédio moral praticado por Camargo. Na carta aberta, ele reforça que não é autor das acusações, mas sim testemunha.

O professor reafirma ainda que um dos motivos de ter se afastado de Camargo foram divergências quanto ao respeito a opiniões contrárias.

“Eu jamais discriminaria alguém, ainda mais por diferença partidária ou política –afinal, o senhor deve saber que o Brasil é uma democracia e possui uma Constituição: a cidadã”, declara na carta.

Ebnézer também desafia o desafeto a seguir o exemplo de Bolsonaro em suas viagens pelo Brasil. “Faça como nosso presidente: vá até um quilombo e tome uma xícara de café com os moradores; entre em um terreiro e converse com as pessoas. Talvez o senhor não tenha coragem para isso ou não consiga, até porque causa aversão em uma grande parcela do nosso publico alvo”, afirma.

O resultado, diz Ebnézer, é Camargo ter se tornado “um dos melhores cabos eleitorais da oposição”. “O senhor conseguiu unir as pessoas em um só propósito: exonerá-lo da Palmares.”

Desde que assumiu a Fundação Palmares, entidade cujo propósito é fomentar a cultura negra, Camargo tem comprado brigas com diversos setores.

Uma das missões que avocou para si é eliminar o que entende ser a influência esquerdista da instituição. Para isso, recorreu a atitudes midiáticas, como remover livros “comunistas” da biblioteca da Fundação.

Na última segunda-feira (11), Camargo foi afastado pela Justiça da gestão de pessoal no órgão, após denúncias de assédio moral e perseguição ideológica. Nas redes sociais, ele ironizou a decisão.

Para Ebnézer, esse tipo de comportamento mostra uma personalidade “desajustada”. “Depois de dois anos, onde estão os seus projetos, Camargo? O que o senhor faz além de tuitar? Não podemos seguir nesta linha do ódio acima de tudo; o que precisamos é de mais união e trabalho, não de lacração infantil”, conclui a carta do professor.

Em contato com o blog, Ebnézer afirmou que, com seu comportamento, Camargo prejudica a visão conservadora sobre a questão racial. “É um cara totalmente despreparado. Se fosse branco ele já estaria preso por alguns absurdos que falou, como dizer que a escravidão foi benéfica para os negros”, afirma.

A Fundação Palmares foi procurada, mas não se manifestou até a publicação deste texto.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf