Bolsonaristas atacam o “passaporte da vacina”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Estadão

Mesmo antes de Jair Bolsonaro ter tomado cartão vermelho na Vila Belmiro, o passaporte da vacina já vinha municiando a militância favorável ao presidente nas redes sociais. Com Bolsonaro mais sossegadinho, a direita radical tem centrado seus ataques em temas relativos à imunização contra a covid-19, incluindo também a vacinação de adolescentes, segundo levantamento feito pela .MAP, agência de análise de dados e mídias. O tema “vacina” terminou a primeira semana deste mês com apoio de 45% nas redes, o mais baixo na pandemia.

Chama a atenção o senso de oportunidade: o próprio Bolsonaro divulgou em suas redes o perrengue na Vila Belmiro, provavelmente já ciente de que o tema “passaporte” mobilizou sua base nas redes sociais.

O que para muitos seria um constrangimento, ser barrado em um estádio de futebol, para Bolsonaro vira combustível de engajamento de sua militância nas redes sociais.

E, claro, para o presidente, melhor o País falar de passaporte sanitário do que de inflação alta, crise energética, sopa de osso, dólar alto etc.

Desde o episódio da carta escrita por Michel Temer, Bolsonaro tem evitado os ataques às instituições e aos adversários de carne e osso, em busca de um refresco do Supremo.

Mas a máquina bolsonarista das redes sociais não descansa nunca: os temas relacionados à pandemia e à reta final da CPI da Covid se tornaram o principal alvo de ataques.

O resultado negativo em relação às vacinas se dá pelo grande volume de críticas publicadas pela direita bolsonarista (influenciadores, políticos, partidos e opinião pública), responsável por 48,6% dos comentários sobre a vacina nesse período do início do mês.

Na opinião pública não militante, o apoio segue elevado: 71% dos comentários são favoráveis à imunização dos brasileiros.

As polêmicas de Bolsonaro engajam também a esquerda petista, que passou o domingo, 10, e a segunda-feira, 11, comentando o cartão vermelho ao presidente.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf