Bolsonaro barra estudo da Saúde que descarta “cloroquinas”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O documento elaborado por técnicos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) atesta que nenhum dos medicamentos do chamado kit Covid devem ser utilizados para tratar pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

O relatório, intitulado de Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, seria votado pelo plenário da Conitec na manhã desta quinta-feira (7/10). No entanto, o documento foi retirado de pauta a pedido do Ministério da Saúde.

O Metrópoles teve acesso ao estudo. O documento analisou 10 grupos de medicamentos: anticoagulantes, azitromicina, anticorpos monoclonais, budesonida, colchicina, corticosteroides sistêmicos, cloroquina/hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida e plasma convalescente.

A conclusão dos técnicos responsáveis pela análise é de que “não foi recomendado ou sugerido o uso de nenhum dos medicamentos avaliados em pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 em tratamento ambulatorial”.

De acordo com o documento, a maior parte dos medicamentos analisados não possui evidências científicas suficientes para comprovar os benefícios do uso em pacientes com Covid-19. A comissão recomendou o “abandono” do uso de fármacos como azitromicina e hidroxicloroquina, fortemente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o grupo de técnicos, o governo federal deve priorizar a alocação de recursos para compras de remédios e produtos com “maior certeza de benefício”, como equipamentos de proteção individual e vacinas.

“Como aspecto positivo, diversas terapias ineficazes foram descartadas, de forma a promover a economia de recursos com o abandono de seu uso, como o caso da azitromicina e da hidroxicloroquina. Sobre a questão de custos, em termos de saúde pública, é importante salientar que, em um cenário de epidemia, a alocação de recursos deve ser priorizada para intervenções com maior certeza de benefício, como o caso de equipamentos de proteção individual, vacinas, intervenções para o suporte ventilatório dos pacientes e terapias medicamentosas com efetividade comprovada”, pontuaram os técnicos.

Leia o documento na íntegra

530623945-Diretrizes-Brasileiras-Para-Tratamento-Medicamentoso-Ambulatorial-Do-Paciente-Com-Covid-19-Plenario

Além de membros da Conitec, especialistas de diversas entidades médicas participaram da elaboração das diretrizes. O grupo foi coordenado pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde, vinculado ao próprio Ministério da Saúde.

O painel de especialistas contou com profissionais das seguintes especialidades: medicina intensiva, clínica médica, medicina de urgência e emergência, cirurgia vascular e endovascular, infectologia, pneumologia, endocrinologia e medicina de família e comunidade.

Além disso, foram ouvidos membros do próprio Ministério da Saúde, de universidades, hospitais de excelência e dos seguintes grupos:

Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE);
Associação Médica Brasileira (AMB);
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV);
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI);
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC);
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
“Entre junho e setembro de 2021, o Comitê Gestor organizou oito encontros virtuais por videoconferência com os especialistas para elaborar e discutir as orientações, até a obtenção de um consenso”, consta no documento.

A Conitec identificou incertezas sobre o uso de anticoagulantes, budesonida, colchicina, ivermectina, nitazoxanida e plasma convalescente em pacientes em tratamento ambulatorial.

Além disso, não foram identificados benefício clínico do uso de azitromicina e hidroxicloroquina. Veja a análise de cada um dos fármacos.

Anticoagulantes:
“O painel de recomendações considerou que não há benefício demonstrado com o uso de anticoagulantes em pacientes com covid-19; adicionalmente, a anticoagulação está associada a aumento do risco de eventos hemorrágicos. Isso pode ser ainda mais desafiador no contexto ambulatorial, no qual por vezes não é factível um acompanhamento mais próximo para minimizar riscos da anticoagulação.”

Azitromicina
“Recomendamos não utilizar azitromicina em pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid19, em tratamento ambulatorial (recomendação forte, certeza da evidência moderada). A azitromicina pode ser utilizada na presença ou suspeita de infecção bacteriana, de acordo protocolos institucionais ou locais de uso de antimicrobianos.”

Budesonida
“O painel de recomendações considerou que, apesar de não poder descartar benefício e o medicamento ser relativamente seguro, no momento não há evidência suficiente para indicar o seu uso de rotina em pacientes ambulatoriais com covid-19.”

Colchicina
“O painel de recomendações considerou que, apesar de não poder descartar benefício e o medicamento ser relativamente seguro, no momento não há evidência suficiente para indicar o seu uso de rotina.”

Corticosteroides sistêmicos
“Não foram identificados estudos randomizados avaliando a efetividade de corticoesteroides sistêmicos em pacientes ambulatorias com covid-19. Evidência indireta proveniente de pacientes hospitalizados sem necessidade de uso de oxigênio suplementar mostrou ausência de benefício, com potencial aumento de risco de mortalidade com o uso de corticoesteroides nessa população.”

Cloroquina/hidroxicloroquina
“A cloroquina e a hidroxicloroquina não devem ser utilizadas, independentemente da via de administração (oral, inalatória ou outras).”

Ivermectina
“O painel de recomendações considerou que, apesar de não poder descartar benefício e o medicamento ser relativamente seguro, no momento não há evidência suficiente para indicar o seu uso de rotina.”

Nitazoxanida
“O painel de recomendações considerou que, apesar de não poder descartar benefício e o medicamento ser relativamente seguro, no momento não há evidência suficiente para indicar o seu uso de rotina.”

Plasma Convalescente
“É importante o desenvolvimento de estudos em populações específicas, de alto risco, como o caso de pacientes imunossuprimidos e transplantados, havendo ainda incertezas nessas populações.”

Os únicos fármacos com eficácia comprovada cientificamente em pessoas diagnosticadas com coronavírus são os anticorpos monoclonais, cujo uso emergencial já havia sido autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No entanto, a Conitec identificou diversas limitações para o uso dos remédios, como o alto custo dos fármacos e a falta de experiência na utilização dos medicamentos no Brasil.

“Primeiro, os estudos avaliaram apenas pacientes não vacinados para Covid-19; assim, seu uso passa a ser bastante limitado em um contexto no qual a maioria da população de alto risco já se encontra atualmente vacinada. Segundo, seu custo é elevado, havendo limitações quanto à disponibilidade e implementação, com o medicamento sendo autorizado apenas para o uso hospitalar, representando desafio logístico e aumentando barreiras de adesão e acesso”, pontuaram os técnicos.

A análise continuou: “Terceiro, os estudos clínicos foram realizados em localidades com diferentes perfis de variantes do novo coronavírus, sendo incerto seu benefício no Brasil, em que há diferentes variantes circulantes”.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf