Bolsonaro busca outro nome terrivelmente evangélico ao STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro jogou a toalha. Não pode admitir publicamente que jogou para não sair como derrotado no caso da indicação de André (terrivelmente evangélico) Mendonça para ministro do Supremo Tribunal Federal. Mas já começa a procurar um substituto para ele, e aceita sugestões.

O Supremo foi acionado por senadores insatisfeitos com a demora do seu colega David Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, em pôr o nome de Mendonça em votação. De nada adiantará. É assunto interno do Senado. Equivaleria ao Senado tentar meter-se em assunto interno do Supremo.

Como sempre faz quando não consegue o que quer, Bolsonaro pôs a culpa sobre sua má escolha em outra pessoa – Alcolumbre, naturalmente. Disse:

“Quem não está permitindo a sabatina é Alcolumbre. Teve tudo o que foi possível nos dois anos que esteve comigo e, de repente, ele não quer o André Mendonça. Quem pode não querer é o plenário do Senado, não é ele. Ele pode votar contra, agora o que ele está fazendo não se faz. A indicação é minha”.

A indicação, de fato, é do presidente da República como manda a lei. A aprovação do indicado é do Senado. E somente cinco vezes nos últimos 131 anos, o Senado rejeitou indicações feitas por um presidente. Todas ocorreram em 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto, o segundo presidente do Brasil.

A culpa, contudo, não é de Alcolumbre. Sozinho, ele não teria força para impedir a votação do nome de Mendonça. A maioria dos membros da comissão é contra a indicação de Mendonça por considerá-lo um lava-jatista militante, e por não querer dar a Bolsonaro mais um ministro para ele chamar de seu.

A malquerença da comissão com Mendonça se reproduz no plenário do Senado, e pelas mesmas razões. Por saber disso, a turma do Centrão, de quem Bolsonaro se tornou refém, está à caça de outros nomes. Pastores e entidades evangélicas cobram de Bolsonaro que lhes submeta o nome de quem venha a indicar.

Por ora, as coisas estão nesse pé. No mais, o Supremo tem como se virar com 10 ministros ao invés de 11. É lorota que a falta temporária de apenas um afete gravemente o seu trabalho. A presidente Dilma Rousseff levou quase 9 meses para indicar Edson Fachin em abril de 2015.

Antes, levara seis meses para indicar Luís Roberto Barroso em maio de 2013. Luiz Fux, o atual presidente do Supremo, aguardou seis meses para ser indicado em fevereiro de 2011. Prometera “matar no peito” denúncias contra o PT. Não matou. Com o seu voto, elas foram adiante.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf