Bolsonaro vai comprar drones para protegê-lo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Presidência

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pretende comprar dois drones para reforçar a segurança do presidente Jair Bolsonaro. O GSI ressalta que Bolsonaro tem “intensa interação com público” e que os equipamentos permitiram “identificar ameaças com antecedência, vindas de qualquer direção”. O ministério prevê gastar R$ 645.890 na compra.

O aviso de licitação foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a justificativa do edital, a aquisição tem a “finalidade de aumentar de forma substancial a eficiência e eficácia da Segurança Presidencial, promover a otimização de recursos e redução de gastos com diversas atividades que atualmente são necessárias para mitigar riscos”.

O GSI afirma que existe a possibilidade de integrar os drones com outras tecnologias, entre elas ferramentas de reconhecimento facial.

Fazendo referências às interações frequentes de Bolsonaro com apoiadores, o ministério diz que “o contato direto da autoridade com o público é notoriamente um momento crítico para a segurança, especialmente em paradas inopinadas, com público não identificado antecipadamente”. O presidente costuma fazer paradas não programas quando está retornando de viagens.

“Assim, é relevante que a segurança presidencial disponha de meios adequados para mitigar possíveis ameaças e fatores críticos que possam comprometer a integridade física ou moral da autoridade”, diz o texto.

Nas especificações do produto a ser comprado, o GSI afirma que a aeronave precisa ter autonomia mínima de 40 minutos e alcançar altitude de 3.000 m, além de ter velocidade de ascensão de 5 m/s e alcançar 20 m/s (72 km/h) em velocidade de cruzeiro.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf