Bolsonaros declaram guerra a Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/AFP e Alexandre Schneider/Getty Images/Reprodução

Líder das mobilizações virtuais de bolsonaristas e o principal administrador dos perfis do pai nas redes sociais, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) passou a ter um novo alvo preferido para insuflar os seus seguidores: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o petista fazendo aparições já em ritmo de campanha para 2022 e liderando as pesquisas eleitorais, o filho Zero Três do presidente Jair Bolsonaro intensificou nos últimos meses os ataques ao principal adversário do pai na corrida ao Palácio do Planalto. Só entre segunda-feira e esta quarta-feira, foram cinco posts no Twitter relacionados ao petista (de um total de nove).

Com um arsenal de vídeos e fotos em tom crítico ao ex-presidente – e muitas vezes tirados de contexto –, Carlos dobra a aposta na radicalização, utilizando temas caros ao bolsonarismo para gerar engajamento na base apoiadora de Bolsonaro. Entre as publicações feitas pelo vereador estão mensagens associando o ex-presidente a integrantes da CPI da Pandemia, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL), em uma tentativa também de descredibilizar o órgão colegiado – em um dos posts, o filho do presidente reproduz manchete que diz que “se eleito, Lula sonha com Renan no comando do Senado”.

Conhecedor do tipo de assunto que viraliza entre seus seguidores, Carlos também aposta rotineiramente em temas relacionados à segurança. Um dos vídeos que o vereador utilizou mais de uma vez, por exemplo, é de um em que Lula fala sobre a prisão de adolescentes que roubam celulares, mas com um recorte que sugere que o ex-presidente traria mais impunidade ao país. Nesse vídeo, Lula fala em abusos cometidos pela polícia – os militares são tradicionais apoiadores de Bolsonaro.

 

Um dos últimos assuntos em que Carlos aproveitou para atacar o ex-presidente foi o episódio envolvendo o chavista Hugo Carvajal, ex-chefe do serviço militar de inteligência da Venezuela. Em documento entregue a Justiça da Espanha, “El Pollo”, como é conhecido, admitiu ter financiado ilegalmente movimentos políticos de esquerda na América Latina e na Europa. Entre os beneficiários estariam Lula, mas também Néstor Kirchner na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento Cinco Estrela na Itália e Podemos na Espanha.

Nesta quarta-feira, ele postou comparações de iniciativas da gestão do pai, como o envio de projetos de privatizações, desregulamentações e cortes de cargos de confiança com o inchaço da máquina e dos gastos públicos promovido pela gestão do petista.

 

O aumento das críticas a Lula ocorre em um momento em que Bolsonaro se encontra no olho do furacão, com a CPI da Pandemia em seu encalço com um relatório que o indicia por dezenas de crimes e pesquisas de opinião mostrando o presidente com dificuldades de se aproximar de Lula nas intenções de voto. Pesquisa Datafolha feita entre 13 e 15 de setembro mostrou o ex-presidente com 44% das intenções de voto nas respostas estimuladas e únicas – Bolsonaro ficou com 26%. Na simulação de segundo turno, o atual presidente teria 36% contra 56% do petista.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf