Caminhoneiros se reúnem no Planalto semana que vem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Com a aparente ruptura na interlocução entre o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e os caminhoneiros, o Palácio do Planalto agendou reunião para quarta-feira (27) com lideranças da categoria que aprovaram o estado de greve no sábado e ameaçam paralisação em 1º de novembro. No encontro, as entidades representativas querem buscar ações “mais concretas” da parte do governo para conter a alta do diesel e fazer cumprir a tabela de preço mínimo do frete rodoviário.

A audiência, a portas fechadas no Palácio do Planalto, foi confirmada pelo deputado federal Nereu Crispim (PLS-RS), presidente da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros e um dos nomes que emergiram na grande greve de maio de 2018. Ele afirmou que o grupo será recebido por, pelo menos, dois ministros: Ciro Nogueira (Casa Civil) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Segundo o deputado, há a expectativa de confirmação da presença, ainda que rápida, de Bolsonaro. “Seria bom se o presidente Bolsonaro participasse da reunião, para demonstrar que está preocupado em garantir o mínimo de dignidade aos caminhoneiros. A categoria é apartidária, só quer resolver o problema de quem está transportando carga nas estradas”, disse Crispim ao Valor.

Iniciada em 21 de maio, a greve dos caminhoneiros parou o país por dez dias e tem lançado novas ondas sobre as contas nacionais — Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O deputado admite que a relação da categoria com o governo ficou abalada desde a mobilização do 7 de Setembro. Ele disse que muitos caminhoneiros “se sentiram usados”, como “bucha de canhão”, com as insinuações de Bolsonaro de que estava sendo preparado um golpe militar e que teria o apoio desse segmento.

Nesta quinta, Crispim endossou a posição de outras lideranças do movimento dos caminhoneiros que rejeitaram a promessa de Bolsonaro com o pagamento de auxílio-diesel, na esteira do lançamento do novo auxílio para a população de baixa renda.

“Isso não foi bem recepcionado. Bateu como medida assistencialista que não resolve o real problema dos caminhoneiros. A solução está no preço [alto do óleo diesel] definido pela Petrobras, está em fazer cumprir o piso do frete”, disse o presidente da frente parlamentar.

Crispim é autor do Projeto de Lei 750/21, que cria o Fundo de Estabilização dos Preços dos Derivados do Petróleo (FEPD). O novo mecanismo seria sustentado financeiramente pela arrecadação de um imposto de exportação de petróleo bruto.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf