Casal que tomou 4 doses de vacina terá multa de R$ 1 milhão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) denunciou por estelionato um casal de empresários de Viçosa (MG) que tomou 4 doses de vacina contra a covid-19. Na ação, a promotoria pede ainda uma indenização de, no mínimo, R$ 500 mil por danos morais coletivos (para cada um dos dois).

Salienta-se que o insumo é raro, escasso e pertence à administração pública que as adquiriu com a finalidade de imunizar a população, seguindo o Programa Nacional de Imunização, tendo, portanto, a conduta sido praticada em detrimento de entidades de direito público e sendo aplicável a causa de aumento de pena prevista no artigo 171, § 3º do Código Penal. Promotor Luís Cláudio Fonseca Magalhães, da Comarca de Viçosa

Segundo o Ministério Público, a investigação contra o casal começou depois que o órgão recebeu ofício da Coordenação de Atenção Primária em Imunização e Campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, cidade localizada a cerca de 224 km de Belo Horizonte, em que relata a vacinação irregular.

Cada um dos acusados —que não tiveram os seus nomes divulgados— responderá duas vezes pelo crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal, cuja pena é de um a cinco anos de prisão, além de indenização por danos morais coletivos.

Segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde, 91.454.456 já tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizante no Brasil. Isso corresponde a 42,87% da população do país.

Foram aplicadas 2.135.951 doses de vacina nas últimas 24 horas em todo o país, na soma de primeiras, segundas, únicas e de reforço. Neste período, 1.455.083 pessoas tomaram a segunda e outras 3.779 receberam a única, ou seja, 1.458.862 concluíram o ciclo vacinal entre ontem e hoje. Também houve a aplicação de 615.772 primeiras doses e 61.317 de reforço.

Ao todo, 146.605.293 brasileiros receberam a primeira dose até aqui, o equivalente a 68,73% da população nacional. Já a dose de reforço conta com 882.684 aplicações até o momento.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf