Celso de Mello repudia deputado que insultou o Papa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Em manifestação enviada ao jornal Integração, de Tatuí (SP), o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello condenou o “espírito de intolerância” do deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL-SP). Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado bolsonarista ofendeu o papa Francisco e o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, a quem chamou de “vagabundo” e “safado”.

“A manifestação desprezível desse parlamentar que se revela indigno do mandato que titulariza constitui uma das razões que degradam, ética e politicamente, o Parlamento e que fomentam a crise do Poder Legislativo…”, afirmou o ex-decano do STF.

Aposentado, Celso de Mello manteve o hábito de reservar informações e comentários exclusivos para o veículo de sua terra natal, dirigido por José Reiner Fernandes, seu amigo.

Em novembro de 2019, quando estava em julgamento a prisão em segunda instância, Celso de Mello foi alvo de ataques pela internet. Uma mensagem chegou a sugerir que o ministro não aparecesse mais na cidade, Fernandes revelou à Folha.

O jornal Integração registrou que “em Tatuí existe uma ‘milícia digital’, aliada ao mais odioso pensamento de extrema direita”. O editor Fernandes atribui a iniciativa a grupos bolsonaristas que pretendiam “proclamar” uma “condenação prematura” do ministro ao “exílio”.

Na nota, publicada na edição deste sábado (23), o ministro faz uma crítica veemente ao “sentido de ódio” veiculado no discurso do parlamentar do PSL. O texto recorre à ironia e usa vários pontos de exclamação. Sugere o estilo das conversas do decano com advogados, promotores, magistrados e amigos no Café Canção, na praça da Matriz de Tatuí.

Eis a íntegra da manifestação:

“Nunca ouvi discurso ‘esteticamente tão elegante e profundo em sua sólida reflexão!!!!’. Esse congressista certamente está no nível de um Ruy, de um Pinheiro Machado, de um Afonso Arinos, de um Paulo Brossard… Estaria mesmo? Obviamente, NÃO!!!

O nível vergonhoso desse pronunciamento parlamentar nos faz descrer da seriedade e da integridade moral desse congressista!!! O grau de dissenso político não permite que a divergência se degrade ao nível da irracionalidade e do insulto…

O sentido de ódio veiculado nesse discurso só faz evidenciar o espírito de intolerância de quem não tem argumento sério e consistente para expor! Cabe jamais esquecer, como destacado pela UNESCO em encontro internacional promovido pelas Nações Unidas sobre democracia e tolerância: ‘Tolerância nada mais é do que a harmonia na divergência!’

O insulto reduz o coeficiente de dignidade e respeito pela alteridade daquele que o profere!

A manifestação desprezível desse parlamentar que se revela indigno do mandato que titulariza constitui uma das razões que degradam, ética e politicamente, o Parlamento e que fomentam a crise do Poder Legislativo…”.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf