Ciro Nogueira evita falar sobre fim do “Auxílio Brasil” após eleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse em entrevista ao programa “Em Foco”, na GloboNews, acreditar que a reeleição do presidente Jair Bolsonaro depende da melhora na economia.

“Eu não tenho dúvida que a reeleição virá se a economia melhorar como eu estou prevendo”.
Questionado sobre como ele “prevê” que a economia irá melhorar diante do quadro de reversão de expectativas para 2022, com projeção de PIB negativo, inflação e desemprego, além da insegurança da agenda econômica após a manobra do teto de gastos, Ciro admitiu que há um risco de não melhorar “como ele está prevendo”, mas disse que prefere “aguardar “ para comentar as avaliações de instituições financeiras que preveem piora no cenário econômico. Ele disse, no entanto, ser um “otimista”.

Ex-apoiador de Lula, a quem chamou de “melhor presidente da História”, em 2017, Ciro Nogueira comparou o ex-presidente a um “celular de 2002”, que a população não vai querer em 2022. E também afirmou que mudou de ideia sobre o presidente Bolsonaro ser “fascista”, como ele, Nogueira, classificou o presidente em 2017.

Na análise política do ministro para a eleição de 2022, não há a “menor possibilidade “ para uma terceira via, comentando a respeito das possíveis candidaturas do senador Rodrigo Pacheco e do ex-ministro Sergio Moro.

Sobre a filiação do presidente Bolsonaro ao PP ou PL, ele afirmou que Bolsonaro está prestes a decidir. Mas disse que, se o presidente se filiar a um ou ao outro, será “natural” que a vice-presidência em 2022 seja do partido do centrão que não levou a filiação do presidente.

Na economia, o ministro defendeu a substituição do Auxílio Brasil pelo Bolsa Família, programa que o presidente Bolsonaro já criticou e chamou de demagogia.

Questionado se não se trata de um programa eleitoreiro, já que termina em dezembro de 2022, dois meses após a eleição, ele rechaçou, mas não detalhou qual planejamento do governo para assistir a parcela da sociedade que vai deixar de receber o benefício a partir de 2023.

Nogueira cobrou a aprovação das reformas pelo Congresso e justificou a “licença” do governo para custear o programa, furando o teto de gastos. Segundo ele, as pessoas que estão passando fome não estão na “Avenida Paulista”, mas no Nordeste, e disse que as pessoas pensam “muito em teto”.

“As pessoas pensam muito em teto. E o chão, ninguém vai pensar?”

“Eu sou um otimista: tenho certeza que o ano de 2022 vai ser de superação, alguma dificuldade, mas será de crescimento e eu sou uma pessoa que costuma acompanhar as eleições não só no país, mas no mundo. Se as pessoas tiveram uma sensação de melhora de vida, elas mudam. O sentimento de reeleição é muito forte, as pessoas acham que o presidente tem o direito e os governos têm direito à reeleição. Eu não tenho dúvida que a reeleição virá se a economia melhorar como eu estou prevendo”

“Torço para que seja o Progressistas. Eu vou ficar muito feliz se o presidente vier para o nosso partido. Existe uma unidade, 99% do nosso partido está unido, vai marchar com o presidente no próximo ano. Coisa que não acontecia no ano passado, o partido sempre se dividia. Mas, se ele for para os liberais…vai ter um…é um partido grande também, tem um comando, tem uma representatividade. Também se ele for para outro partido, fala-se em PTB, outros partidos menores. O que ele não pode ficar é sem partido. Ele é a namorada da vez, então, ele não tem essa inviabilidade eleitoral se todo mundo está querendo ele e eu fico muito feliz com isso. Eu acredito que, se ele for para o PL, o natural é ser o vice do Progressistas, se ele for para o Progressistas o natural… tem também o Republicanos, acho que o vice não vai fugir desses três partidos, não”.

“Temos 20 milhões de pessoas precisando e essas pessoas não estão na Avenida Paulista, estão no Nordeste, nas periferias. As pessoas pensam muito em teto. E o chão: ninguém vai pensar? Vamos pensar no teto e não no chão?“

“Eu costumo dizer que o governo do presidente é um governo que nós temos o Paulo Guedes e mais 10. Ele é a pessoa que tem dado toda sustentabilidade econômica, tem todo nosso apoio.. é um defensor do teto de gastos, mas também tem que ter sensibilidade dessa situação que o país está vivendo. Nós precisamos ajudar essas pessoas que estão passando fome”.

“Eu costumo dizer você vai comprar um celular, você não vai comprar um celular de 2002. O Lula foi importante em 2002, naquele momento, mas a forma que o Lula vem agora vai ser o Lula para fazer trazer seu Lindenberg, Zé Dirceu, para o país e a população não quer isso. As pessoas não querem as pessoas de volta no comando do país. Então, vai ser o Lula para trazer o PT de volta ao poder”.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf