Congresso dos EUA denuncia guru de Trump e Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tiziana Fabi/AFP

O Comitê do Congresso que investiga a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro deste ano se manifestou unanimemente nesta terça-feira, 19, a favor da acusação criminal de desacato contra Steve Bannon, ex-assessor do ex-presidente Donald Trump que se recusou a participar das investigações.

Bannon não compareceu à audiência marcada para a última quinta-feira 14 alegando estar protegido por privilégios executivos, embora ele não faça parte do corpo de funcionários da Casa Branca. Trump teria instruído quatro ex-assessores a não testemunhar ao Congresso.

Os democratas acusam o estrategista de atrasar a investigação sobre a invasão protagonizada por apoiadores de Trump. A multidão que invadiu o Capitólio tentou impedir que o Congresso certificasse a vitória de Joe Biden na eleição presidencial.

“O Sr. Bannon colaborará com nossa investigação ou enfrentará as consequências”, advertiu o democrata Bennie Thompson, que está à frente da comissão bipartidária.

A recomendação de inquérito deve agora ser votada no plenário da Câmara — onde os democratas são maioria — e provavelmente será aprovada. O caso segue então para o Departamento de Justiça, onde o procurador-geral Merrick Garland decidirá se processará Bannon.

O ex-assessor entrou com uma série de apelações judiciais que podem adiar a decisão final para novembro de 2022. Se for considerado culpado, Bannon pode precisar pagar multa ou enfrentar até 12 meses de prisão.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf