Direita pró e contra Bolsonaro se engalfinha no WhatsApp

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

A noite de segunda-feira foi quente no grupo de Whatsapp da bancada de deputados federais de São Paulo: houve bate-boca, xingamentos e acusações entre aliados e apoiadores de Jair Bolsonaro. O debate foi da atuação do ministro da Economia, Paulo Guedes, à propagação de de notícias falsas.

A confusão começou com uma crítica de Fausto Pinato (PP-SP) a Guedes. “O ministro Paulo Guedes provou que é muito competente para defender seus interesses pessoais. Tem milhões de dólares depositado em um paraíso fiscal e deve milhões em reais para Caixa Federal. Baixou os juros no Brasil e elevou a cotação do dólar nas alturas”, postou o deputado, que já foi um ferrenho defensor do governo Bolsonaro. Guiga Peixoto (PSL-SP) tentou encerrar o assunto: “Coloque em suas redes”.

Print de bate boca entre deputados de São Paulo Foto: Reprodução

O alerta foi ignorado, e Pinato provocou o colega: “Não tem argumento, fique mudo”. Na sequência, o parlamentar mudou de assunto e resolveu tratar sobre eleições. Sem mencionar nominalmente nenhum pré-candidato, ele escreveu que o atual cenário político oferece uma disputa entre “o diabo e o falso profeta” e que espera surgir um “Moisés” para tirar o “povo da fome e da praga do Egito”.

Guiga Peixoto rebateu Pinato, citando a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que já esteve sob o comando do PP. “Vamos expor sobre Ceagesp?”, alfinetou.

Pinato não se conteve, soltou palavrões contra o colega de bancada e acusou o governo Bolsonaro de ser responsável pelas mortes registradas durante a pandemia da Covid-19.”Vai a PQP. Vocês mataram pessoas e mataram um sonho de um governo de direita desse país, graças ao despreparo, às burrices de vocês. Se a esquerda voltar, temos que agradecer não a eles, mas, sim, a vocês mesmos, que têm uma ideologia insana, de extremistas, babaca e sem pragmatismo”, postou Pinato no grupo da bancada paulista.

Diante desse ataque, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das mais fieis aliadas do Palácio do Planalto, decidiu entrar no “debate”, mirando em Pinato: “Fausto, você sequer sabe argumentar de verdade. Debater o quê, se você só sabe baixar o nível! Se acalme. Chama para debater, mas não sabe manter o decoro”, escreveu ela.

Na sequência, Pinato retrucou: “Quem está fora de si são vocês, que fazem fake news de tudo e todos. Eu vou enfrentar vocês”.

Zambelli rebateu: “Faça isso, pública e juridicamente. E vamos para as urnas também. Sua coragem é grande mesmo, tanto que ficou até assustado de me encontrar no aeroporto outro dia. Tenha essa valentia toda da próxima vez que me encontrar”.

Mais adiante, Orlando Silva (PCdoB-SP) tentou um armistício.”Que Deus abençoe a todos. Vamos descansar, gente”.

Procurada, Carla Zambelli disse ao GLOBO que o Fausto Pinato usa com frequência o grupo da bancada paulista para atacar o governo.

— O deputado Pinato fez ataques duros, nos chamou de milicianos virtuais e armados. Chegou uma hora em que me irritei. Em um determinado momento achou que eu o provocava para um enfrentamento físico. Nada disso. Ele confundiu tudo, estava muito nervoso. Mas mantive a calma e não o xinguei, disse que ele estava nervoso demais — disse Zambelli.

Pinato confirmou ao GLOBO o teor das conversas e disse que se incomodou depois que um dos colegas reagiu às críticas feitas a Paulo Guedes.

— Só falei verdades ali. Ninguém é tonto. Me falaram que não podia tratar desses assuntos no grupo. Discordo. Aí, o pau comeu — disse Pinato.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf