Diretor da ANS sugere que clientes da Prevent mudem de plano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, disse nesta quarta-feira à CPI da Covid que os usuários de planos de saúde têm direito à portabilidade, ou seja, podem migrar de uma empresa para outra sem prazo de carência. A informação foi dada após questionamentos sobre pessoas que não querem mais contratar o plano da Prevent Senior, empresa acusada de promover o tratamento precoce sem eficácia contra a doença e de não informar corretamente os pacientes de que eles estavam usando remédios ineficazes.

Mesmo com a regra que permite a portabilidade, alguns senadores apontaram empecilhos, como o fato de a Prevent Senior ser um plano mais barato. Quem quiser migrar teria que procurar outro mais caro. Assim, a melhor solução seria sanear as irregularidades na empresa e continuar nela. No depoimento, Paulo Rebello disse que será feita uma “direção técnica”, ou seja, a ANS enviará um diretor técnico da agência para observar diariamente o que ocorre na empresa. O objetivo, disse ele, não é tirar a Prevent Senior do mercado, mas garantir um bom serviço a seus clientes. Na prática, a empresa estará sob vigilância.

— Eu recebi agora uma solicitação de que tem algumas pessoas idosas que saíram do plano da Prevent Senior, e eles, se forem para outro plano de saúde, têm que ter a carência. O que a Agência Nacional de Saúde Suplementar pode fazer sobre isso? — questionou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

— Na verdade, ele tem sim o direito de migrar e passar para outro plano. Sem carência — respondeu Paulo Rebello.

O diretor-presidente da ANS disse que isso pode ser feito no site da agência, em que é possível inclusive pesquisar planos com características parecidas:

— Ele pode olhar, colocar quais são as características do plano para onde ele quer portar. Uma vez feito isso, é emitido um protocolo. E desse protocolo a operadora tem que fazer essa portabilidade.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), fez uma ponderação:

— Primeiramente, tem uma informação que também nos chega de que o plano da Prevent Senior é razoavelmente barato. Tem uma dificuldade de transição para outros, inclusive, de transição e de carência para outros planos que são mais caros. Então, me parece que a solução adequada e ideal é a que o senhor, inclusive, anunciou [o acompanhamento de perto da Prevent Senior], sem embargo obviamente da portabilidade, da transição sem a carência devida, que é um direito para quem assim o quiser e para quem quiser ficar mais à vontade.

Rebello reforçou, no entanto, que o diretor técnico enviado pela agência não vai gerir a Prevent Senior:

— Não vai gerir a operadora. Não é isso. Vai estar solicitando informações, corrigindo fluxos, estabelecendo metas junto à operadora, acompanhando esses indícios de irregularidade apontados pela CPI e reportando à ANS.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf