Em teste de urnas eletrônicas do TSE, 39 técnicos tentarão atacar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para garantir a segurança das urnas eletrônicas e afastar ilações de possibilidade de fraude no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu hoje a edição de 2021 do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação.

A partir de hoje, um grupo formado por 39 especialistas irá se aprofundar no código-fonte das urnas e apresentar um plano de ‘ataque’ ao sistema eleitoral com o objetivo de indicar melhorias.

“O TSE tem estado engajado de longa data com o aumento da transparência e não quer deixar nenhuma lacuna em aberto, para que todos saibam como trabalhamos. Não há segredo”, apontou Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE. Indiretamente, ele lembrou a intensificação dos ataques ao processo eleitoral pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

“Há grande politização sobre o tema. Não trabalhamos para azul ou vermelho, direita ou esquerda, mas para a sociedade, com eleições limpas e regras claras. A Justiça eleitoral não está a serviço de um grupo, mas da sociedade brasileira”, afirmou Vieira.

O grupo de especialistas é formado por profissionais de Tecnologia da Informação (TI), segurança pública, composto por um perfil diverso, de acadêmicos a integrantes de órgãos públicos.

José de Melo Cruz, coordenador sistemas eleitorais, apontou que entre as medidas de transparência, estará a publicação de todo o Registro Digital de Votos (RDV) para verificação da apuração dos votos de cada urna eletrônica. Assim, cada cidadão poderá fazer análises ou mesmo promover a recontagem de votos para conferência.

Além disso, ele lembrou que em todas as sessões eleitorais tornam público o resultado de seu boletim de urna (BU) após as 17h – em cidades menores, os interessados contabilizam esses números antes da divulgação oficial para saberem o resultado. Isso ocorre antes mesmo da transmissão do resultado ao tribunal eleitoral. “Imaginar que algo possa ocorrer na transmissão e totalização seria a fraude mais tola de todas, porque seria descoberta na hora facilmente conferindo os BU nas sessões eleitorais”, afirmou Cruz.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf