Equipe médica do governo de SP rejeita fim do uso de máscaras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de São Paulo/out.2020

O comitê científico que aconselha o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sobre o combate à Covid-19 é contra o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado neste momento. O governo e as prefeituras de algumas cidades —entre elas, a da capital— já começaram a debater o eventual relaxamento da regra para as próximas semanas.

Os integrantes do comitê, formado por médicos e cientistas, são unânimes na posição contrária à liberação já em outubro.

“É possível no futuro que isso aconteça. Mas no momento a máscara contribui muito para a redução dos casos de Covid-19. E o vírus segue fortemente presente entre nós”, afirma o médico Paulo Menezes, que coordena o centro.

Os médicos acreditam que o que segurou o avanço da variante Delta do coronavírus em SP foi a vacinação e o uso de máscaras. Com isso, o mês de setembro, que se avizinhava trágico, viu a epidemia sob certo controle.

“O número de novos casos, internações e óbitos segue alto, maior até do que em meses do ano passado em que tudo estava fechado”, diz o nefrologista José Medina, que também integra o comitê. “E, sem a barreira da máscara, a capacidade de transmissão do vírus cresce muito”, segue ele.

Medina acredita que mesmo a orientação de que a máscara será dispensável somente em locais abertos e sem aglomeração seria precipitada. “As pessoas podem entender de forma diferente e mesmo quem usa máscara com rigor poderá pensar que ela não é mais necessária”, afirma. “É um prejuízo e um risco muito grande.”

Medina relembra que países como Portugal, Itália e França e estados norte-americanos aboliram as máscaras em locais abertos —e depois recuaram. “Além de tudo, a máscara não faz mal para ninguém”, afirma.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf