Estados querem “retorno à vida normal”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Silva/Governo do Amazonas

Abandonados e atacados por Jair Bolsonaro, Estados finalmente começam a enxergar o fim da tempestade depois de um ano e sete meses de pandemia e mais de 600 mil mortes no País. À frente do Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) comemora a escolha de Manaus para o jogo da seleção com púbico no estádio. A forma como a pandemia afetou o Estado, espécie de “farol”, indicou tendências — como no colapso de janeiro, que anunciou a “segunda onda” ao País. O quadro atual não significa um ponto final, mas indica que uma nova onda talvez não esteja se formando.

O otimismo está nos números: “55 das 61 cidades do interior estão sem casos de internação nos últimos 20 dias. Em setembro, foram seis dias sem registro de morte no Estado”, disse Lima.

O Pará tem previsão de desativar na sexta-feira, 15, seu principal hospital de campanha, em Belém, onde passaram 7.347 pacientes. A unidade de Santarém também deve ser fechada muito em breve.

“É uma virada de página. Agora é poder ter uma boa estrutura permanente para tratar da doença, mas num patamar de controle”, diz o governador Helder Barbalho (MDB).

O otimismo não pode abrir margem para descuido, de acordo com Barbalho. O Estado recebe a partir de hoje milhares de fiéis para o Círio de Nazaré, que se estende até domingo e, para evitar aglomerações, as tradicionais procissões serão adaptadas para carreatas e a imagem de N. Sra. de Nazaré será transladada de helicóptero.

São esperados cerca de 200 mil fiéis nas ruas, número bem inferior aos até 2 milhões que já estiveram em anos anteriores à pandemia.

Em São Paulo, 60% da população total já está com o esquema vacinal completo. O porcentual supera a média de cobertura do continente europeu e de países como Estados Unidos, Austrália e Argentina.

O Piauí tem apostado na investigação da taxa de transmissibilidade do vírus e já identificou número baixo de casos, internações e óbitos em seis das oito regiões em que o Estado foi dividido.

“Sonho com um Natal seguro e sem máscara”, disse o governador Wellington Dias (PT). Mas dependemos do sucesso na aceleração da vacinação para controlar a covid-19.”

O Espírito Santo instituiu um novo grau em sua classificação de risco da pandemia de covid-19. Além de “baixo”, “moderado”, “alto” e “extremo”, regiões poderão ser classificadas com risco “muito baixo” a partir de novembro.

A classificação leva em conta a vacinação: estarão com risco “muito baixo” regiões com 80% dos adultos totalmente vacinados, 90% dos idosos com dose de reforço e 90% dos adolescentes com uma dose.

As únicas restrições nesta nova fase é o uso de máscara obrigatório e que eventos adotem passaporte de vacina. De bares a shows, todas as outras atividades estarão liberadas.

Vale lembrar: os Estados tiveram de arcar com todas as medidas de restrição de circulação.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf