Evangélicos só dificultam a situação de Mendonça no Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil

Líderes das principais denominações evangélicas estão se articulando para pressionar o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) a marcar a sabatina de André Mendonça no Senado com ações em seu berço eleitoral. A ideia é fazer uma ação coordenada nas igrejas locais e nas redes sociais a fim de “conscientizar os fiéis e a população em geral” sobre o papel que o parlamentar vem desempenhando para travar a indicação do ex-ministro ao Supremo Tribunal Federal (STF), feita há três meses pelo presidente Jair Bolsonaro.

Fontes ouvidas pelo Valor sob a condição de anonimato dizem estar conversando entre si sobre a articulação. Mas ainda aguardam um encontro entre Alcolumbre e Bolsonaro, que deve ocorrer até o fim desta semana.

Os religiosos estão revoltados com a postura de Alcolumbre, que vem se recusando a marcar a sabatina de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, presidida por ele. A oitiva no colegiado é passo fundamental para a nomeação de ministros da mais alta corte do país.

Bispos e pastores acreditam que a grande proporção de evangélicos no Amapá pode fazer Alcolumbre sentir o peso político de sua resistência a apreciar a indicação. Segundo o IBGE, cerca de 30% da população do Estado é evangélica, mas os religiosos acreditam que o número já esteja próximo de 40%, dada a defasagem do último censo, que é de 2010.

“Até agora demos o benefício da dúvida [a Alcolumbre], mas agora vamos agir de forma mais firme”, disse um líder religioso. “Vamos fazer um movimento lá no Estado, por igrejas e redes sociais. O povo está começando a acompanhar essa novela.”

Algumas lideranças criticam a postura do pastor Silas Malafaia, que vem atacando o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, como suposto responsável pela resistência a Mendonça.

Aliado próximo de Bolsonaro, Malafaia vem responsabilizando “ministros políticos” do Palácio do Planalto por supostamente atuar contra a indicação do “terrivelmente evangélico” Mendonça.

Na segunda-feira, o pastor divulgou um vídeo desafiando Nogueira e os também ministros Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Fábio Faria (Comunicações) a declarar apoio ao indicado por Bolsonaro. Em resposta, Nogueira afirmou que “falta informação” a Malafaia sobre a sua atuação no caso. Os demais ministros preferiram se calar.

O pastor voltou ontem a atacar Nogueira, com um vídeo de teor semelhante.

“Ciro Nogueira gosta de viver nas sombras, não gosta de falar com a imprensa. Mas quando fala com a imprensa é réu confesso”, disse Malafaia. “O senhor, ministro, quando abriu a boca ficou quieto, se omitiu. Isso é uma vergonha. Não pode se omitir um ministro político em questões políticas. E quando é questionado tem que falar a verdade.”

Ele também voltou a criticar o jantar entre Nogueira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, que tem apontado erros e omissões do governo na gestão da pandemia. O encontro foi noticiado pela imprensa e não desmentido pelo ministro da Casa Civil.

Outro que criticou o encontro entre Nogueira e Renan foi o presidente do PTB, Roberto Jefferson, também aliado do presidente. Em uma carta, Jefferson chamou Nogueira e Renan de “príncipe das trevas” e “anjos decaídos”.

Questionado pela reportagem, Ciro Nogueira não se pronunciou sobre os ataques.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf