Ex-prefeito de Manaus vira franco-atirador em debate tucano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Entre os candidatos que participaram do primeiro debate das prévias presidenciais do PSDB, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto foi o que mais se emocionou em suas falas no evento promovido pelos jornais Valor e “O Globo”. O ex-prefeito de Manaus e ex-senador chegou a chorar ao lembrar o período em que o Brasil vivia sob uma ditadura.

Ao responder a uma pergunta do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre o valor da política no mundo contemporâneo, Virgílio recordou seu pai, Arthur Virgílio Filho, que foi cassado pelo regime militar quando era senador pelo MDB. “Meu pai não queria que eu entrasse nisso. Entrei por vocação. Tive minha casa invadida, tive minha mãe humilhada. Não lembro daqueles tempos com alegria”, afirmou Virgílio.

Correndo por fora nas prévias, Virgílio fez questão de afirmar que está disputando o processo para vencer, mas que também estava disposto a apoiar tanto Leite como o governador de São Paulo, João Doria.

Embora o clima do debate tenha sido de união, o ex-senador criticou Eduardo Leite em vários momentos, a ponto de o governador gaúcho pedir um direito de resposta, não concedido por não ter havido ofensa pessoal. Virgílio cobrou de Leite o apoio dado pelo político gaúcho em 2018 ao então candidato Jair Bolsonaro. Segundo o ex-prefeito de Manaus, mesmo que na ocasião a não declaração de voto em Bolsonaro significasse perder as eleições para o governo do Rio Grande do Sul, Leite deveria ter optado por perder “como um verdadeiro tucano”.

Em outro momento, após Leite falar que poderia ser o político mais experiente das prévias, apesar de ter apenas 36 anos, Virgílio rebateu: “Tenho mais experiência do que você. Tudo que você já fez eu já fiz”. Mais próximo de Doria, Virgílio não cobrou o governador de São Paulo por seu apoio a Bolsonaro em 2018 – dobradinha apelidada de Bolsodoria.

Na parte final do evento, Virgílio alfinetou Leite ao afirmar que, ao contrário do correligionário de partido, hierarquizava valores como “democracia” e “economia”. Para o ex-prefeito, “a democracia está acima de qualquer coisa”. Ao justificar o voto em Bolsonaro em 2018, Leite argumentou que os governos petistas tinham provocado um desastre econômico. No debate, Virgílio enalteceu os governos tucanos de Fernando Henrique Cardoso e lamentou o enfraquecimento do PSDB no cenário político nacional. Defendeu uma agenda de ajuste fiscal, reforma e privatizações, que, para ele, ajudarão a diminuir os níveis de pobreza do país.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf