Falha do Facebook é grave e já afeta a economia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

Não é só com você —nem é culpa do seu roteador ou da sua conexão. Os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar globalmente desde por volta de meio-dia (de Brasília). Ninguém consegue enviar mensagens ou carregar novos posts. E, até agora, mais de quatro horas depois, o Facebook, dono dos outros dois serviços, não explicou o motivo ou deu previsão de retorno.

O que rolou?

Ainda não há uma explicação oficial, mas a principal suspeita é de que a culpa seja de uma falha no DNS —Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um protocolo que relaciona o endereço “nominal” de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Funciona assim: quando você digita, por exemplo, www.uol.com.br, servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço que você digitou para o IP 200.221.2.45 (relativo ao UOL) e permitem o acesso.

Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.

Até mesmo os funcionários da empresa ficam sem acesso às ferramentas internas usadas para configurar o sistema e corrigir o problema. É isso que parece estar prolongando a correção da falha nas empresas do Facebook.

Sheera Frenkel, repórter do jornal norte-americano The New York Times, confirma a tese: “Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não funcionavam para abrir as portas”.

Quedas não são incomuns nas redes sociais, mas é raro ver um blecaute com tantos aplicativos interconectados fora do ar simultaneamente.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, limitou-se a dizer o Facebook, que caminhava nos últimos dias para um outro patamar de integração técnica entre os aplicativos da “família”.

Brian Krebs, jornalista especialista em segurança digital, resumiu o cenário neste tweet:

“Confirmado: os registros DNS que informam aos sistemas como encontrar http://Facebook.com ou http://Instagram.com foram retirados esta manhã das tabelas de roteamento global. Você consegue se imaginar trabalhando no FB agora, quando seu email não funciona mais e todas as suas ferramentas internas baseadas no FB falham?”

Se é mesmo um problema de DNS, o que causou essa falha?

Ninguém sabe ainda. Pode ter sido uma atualização nos sistemas que causou um efeito inesperado. Há relatos em fóruns de especialistas em tecnologia que apontam que uma simples mudança mal calculada possa ter causado todo esse caos.

Dane Knecht, vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, disse em seu perfil no Twitter que a queda global do Facebook tem a ver com DNS e que “as rotas BGP” da empresa “foram retiradas da internet”.

BGP significa Border Gateway Protocol (Protocolo de Portão de Fronteira, em tradução livre). Trata-se do sistema que decide por qual rota os seus dados vão trafegar até chegar ao destino escolhido.

É como se fosse o Waze: quando você digita www.uol.com.br na barra de endereços do navegador e aperta Enter (ou abre o WhatsApp no celular), o BGP é o protocolo que avalia os possíveis caminhos que você pode tomar para chegar ao servidor desejado.

Se o BGP sai do ar, como parece ser o caso do Facebook nesta segunda, a plataforma fica “sem direção” e não consegue mais encontrar o caminho entre o usuário e o serviço que ele quer acessar.

Não pode ter sido um ataque hacker?

Pouco provável. Os servidores do Facebook são muito bem protegidos e, até agora, nenhum grupo hacker assumiu um ataque ou mostrou provas de algo parecido.

Quando eles vão voltar ao normal?

Ninguém sabe ainda, mas o Facebook diz que está trabalhando para trazer o sistema de volta o mais rápido possível. Faz algumas horas que a empresa responde isso.

Tem algum jeito de contornar?

Por enquanto, não. Quando uma plataforma gigante como o Facebook sai do ar, não adianta mudar o DNS no seu computador. A falha provavelmente está relacionada à configuração da empresa (provedor) e não do usuário comum (cliente). O jeito é esperar.

Que outros apps eu posso usar enquanto isso?

Para não ficar sem comunicação, estas são as principais opções alternativas de aplicativo de mensagem.

O maior concorrente do WhatsApp não poderia ficar de fora nessa lista. O Telegram possui algumas funções exclusivas, como compartilhamento de tela e vídeo-chamadas em grupo com transmissão, além dos seus famosos canais.

O Signal tem código aberto, ou seja, permite que o sistema de segurança seja testado por auditorias externas e independentes —algo elogiado por especialistas. Além disto, é totalmente criptografado. A empresa é uma organização sem fins lucrativos que não coleta nenhum dado de seu usuário. O funcionamento do app é mantido por doações.

Vejam mais opções aqui.

Estou com problemas no Telegram, Gmail, Nubank e vários apps… É o bug do milênio?

Não há indícios de que o mesmo problema que causou a queda do Facebook tenha afetado outros apps. O que pode acontecer é de mais pessoas usando plataformas alternativas de comunicação e causando alguma instabilidade ou lentidão.

Há o caso também de apps que dependem do login com o Facebook para continuar —como o jogo “Pokémon Go”— que podem sentir algum impacto.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf