Família de músico assassinado por militares pede Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Pela quarta vez neste ano, Luciana dos Santos Nogueira, de 43 anos, se prepara para o momento em que a 1ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) deve proferir a sentença contra os militares acusados de matar seu marido, o músico Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos. Ele seguia com a família para um chá de bebê quando seu carro foi alvo de 257 tiros de fuzil e pistola.

O caso aconteceu em 7 de abril de 2019, na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, na zona norte do Rio. Ao todo, 62 das balas atingiram o veículo, matando o motorista e ferindo seu sogro de raspão nas costas e no glúteo direito. A investigação aponta que 12 militares fizeram os disparos, mas o julgamento acabou adiado três vezes: o último adiamento se deu de 14/9 para esta quarta-feira (13/10). O primeiro julgamento estava marcado para 7 de abril, dois anos após o crime, mas foi remarcado para 7 de julho, data também postergada.

“Mais uma vez essa angústia na véspera, esse sentimento de dúvida, essa expectativa de que não haverá impunidade e de que nosso sofrimento será respeitado com a punição de quem tirou a vida do meu marido sem motivo. Estou dormindo com ajuda de remédio, tentando me controlar para não ficar ainda pior do que já me sinto com toda essa história”, revela Luciana, em entrevista ao Metrópoles.

Nesta terça-feira, Luciana conta que procurou focar no bem-estar do filho, David, que assistiu ao pai ser alvejado e morto. “Desde que tudo aconteceu, é muito difícil pra ele, que era muito apegado ao pai. Então, nessas datas, ele fica quieto, tenta se isolar, rejeita qualquer contato com outras pessoas ou programas que o façam sair de casa”, lamenta a viúva do músico, que recebe apoio das professoras do menino para ajudá-lo a transformar o trauma em superação.

Para Luciana, o maior medo é chegar ao tribunal nesta quarta e receber a notícia de um novo adiamento ou ver os algozes do marido serem absolvidos do crime. No mesmo processo, os militares também respondem pela morte do catador de latinhas Luciano Macedo, que passava pelo local a pé, empurrando um carrinho de mão, e tentou socorrer as vítimas. Os documentos mostram ainda que somente o tenente Ítalo da Silva Nunes Romualdo, que comandava a ação, teria disparado 77 vezes.

“Eu nunca mais vou esquecer daquele momento todo, até porque sou obrigada a revivê-lo a cada agendamento e adiamento de audiência. E tudo começa de novo, e todo o progresso do meu filho fica comprometido, porque voltam os questionamentos na cabecinha dele, que não entende o motivo de tantos tiros se o pai chegou a reduzir a velocidade para passar por um quebra-molas. É realmente muito difícil, não cicatriza”, desabafa.

O que vale, segundo a viúva, é a corrente do bem que se formou ao redor de sua família, que recebe carinho e positividade diariamente. A essas pessoas, Luciana agradece: “Eu agradeço a todos os que vêm lutando junto comigo, aos que trabalham para não deixar o caso cair em esquecimento, aqueles que me respeitam como os militares e a Justiça não fazem com tantas remarcações de datas. E peço que continuem torcendo por mim. Precisamos de um fim”, completa.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf