Gilberto Gil relata má imagem do Brasil de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Borges/Folhapress

O cantor Gilberto Gil afirmou em conversa com dois pesquisadores brasileiros que o mundo perdeu a admiração pelo Brasil.

A afirmação do cantor foi em entrevista aos professores Guilherme Casarões, coordenador do Observatório da Extrema Direita e professor da Fundação Getúlio Vargas, e Dawisson Belém-Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais, ao responder sobre a situação da cultura hoje no país, durante o governo de Jair Bolsonaro.

“O mundo perdeu admiração pelo Brasil, mas também perdeu admiração por si próprio. Nós hoje carecemos de uma alegria de viver no mundo inteiro, de um desejo auspicioso de renovação da vida, para superarmos este momento de retrocesso”, disse Gil, atualmente em turnê pela Europa. ​

A conversa faz parte de uma série produzida com brasileiros que tiveram algum tipo de experiência no exterior. A íntegra será publicada no canal dos professores no YouTube na sexta (15).

Gil também comentou sua participação como ministro da Cultura do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia da ONU, em 2003, quando fez uma apresentação musical com o então secretário-geral Kofi Annan.

“Esse episódio de um artista brasileiro investido de poderes representativos do Estado, como Ministro da Cultura, com o secretário-geral da ONU, protagonizando uma diplomacia criativa, estabelecendo uma conversa no campo internacional, tudo isso se perdeu”, afirmou.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf