Governadores de direita criticam furo do teto por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Flickr/Alan Santos/PR

Governadores criticaram o governo pela debandada do Ministério da Economia, após o pedido de demissão do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e do secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. Segundo o paulista João Doria (PSDB), o ministro Paulo Guedes fica “enfraquecido”. O gaúcho Eduardo Leite (PSDB) reconheceu que Funchal e Bittencourt vinham trabalhando pelo ajuste fiscal e que a saída deles é “lamentável”.

Doria, Leite e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participaram na noite desta quinta-feira do evento Infra GRI Brazil 21, em São Paulo.

Eles também criticaram a proposta do governo Jair Bolsonaro de furar o teto de gastos para financiar o programa social Auxílio Brasil, sucessor do Bolsa Família.

Para Doria, as demissões são fruto da “irresponsabilidade fiscal, institucional e com o país”: “Como romper o teto de gastos, ainda que você queira justificar o auxílio emergencial? Faça as reformas, reduza o tamanho do Estado, a despesa pública e faça investimento onde é necessário”, afirmou.

O governador paulista citou, ainda, as críticas de investidores internacionais, a queda da Bolsa de Valores e o aumento da cotação do dólar como reflexos do cenário econômico.

Segundo ele, a posição de Guedes fica “enfraquecida” neste momento. “Ele fica enfraquecido diante de uma posição que não tem anuência majoritária do Congresso Nacional e onde ele perde colaboradores do seu próprio ministério porque são pessoas responsáveis que entendem que é um gesto de irresponsabilidade fiscal você romper o teto de gastos”, disse ele.

Leite classificou como “lamentável” o pedido de demissão dos secretários do Tesouro e Orçamento de Guedes. “A gente sabe que precisa dar apoio aos mais pobres através de auxílio e bolsas, mas o que o governo não quer fazer são as escolhas que são próprias de um gestor público. Reformas poderiam ter sido feitas e não foram, privilégios poderiam ter sido combatidos e não foram, gastos poderiam ter sido evitados e não foram. Para poder ter dinheiro para financiar um programa de auxílio forte e consistente”, afirmou o governador gaúcho

“Não fizeram nada disso e agora querem abrir mais gastos. Isso compromete a credibilidade do país, aumenta a curva de juros, inflação, tudo isso acaba piorando o cenário econômico”, completou o gaúcho.

Já Casagrande afirmou que a condução da política econômica tem deixado muitas dúvidas e incertezas no mercado. “Essas incertezas econômicas na condução da economia e a instabilidade política tem deixado o ambiente brasileiro com muita fragilidade. E isso está provocando esses desfalques na equipe econômica, o que alimenta mais incerteza. Isso é muito ruim, corrói o poder de compra do brasileiro, que já é pequeno em sua grande maioria”, disse Casagrande.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf