Greve de caminhoneiros é prego no caixão de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

A decisão de anunciar que vai ajudar financeiramente milhares de caminhoneiros autônomos abre um novo risco para o presidente Jair Bolsonaro. O principal temor, agora, é de uma nova greve. O presidente anunciou o benefício, mas não sabe de onde tirar o dinheiro para bancar o auxílio. Isso parece um detalhe, a essa altura dos acontecimentos em torno do teto de gastos.

Líderes dos caminhoneiros já afirmaram que R$ 400 não são suficientes e não ajudam em nada. Já que Bolsonaro disse que vai dar dinheiro, logicamente os caminhoneiros vão querer mais. O diesel continua subindo. Cada vez que subir, eles podem pedir um novo auxílio.

Além da greve, outro perigo é o governo abrir uma frente de gastos enorme para subsidiar o diesel do transportador autônomo. Por mais que a ajuda pareça justa por um lado, por outro lado é um subsídio a combustível fóssil em meio a uma crise econômica e, pior, climática.

Faltam dias para a reunião do clima em Glasgow na Escócia, quando os países terão que dizer o que estão fazendo para reduzir as emissões de carbono.

Outro ponto crítico é a categoria não aceitar o valor anunciado e decidir pressionar por um benefício maior. Se isso acontecer, a greve fica mais próxima de acontecer. E o governo fica constantemente sob a chantagem dos transportadores.

Greve de caminhoneiros é uma das coisas mais perturbadoras para a economia e para a política, pois gera inflação, desabastecimento e envolve vários outros problemas.

Ao contrário do que Bolsonaro disse, o mercado não está “nervosinho”. O mercado ganha tanto na alta quanto na queda, depende de como os agentes estão posicionados. Quem realmente vai ficar – se é que já não está – nervoso é o próprio presidente. Esta sexta-feira, 22, deve ser mais um dia de queda para os mercados.

Sob o risco de greve, o presidente sempre acha que pode apenas conversar com os caminhoneiros para resolver a situação. Bolsonaro tem essa impressão porque teve apoio da categoria na sua eleição. Acontece que o apoio foi dado em troca de benefícios e a alta dos combustíveis atrapalha essa relação.

Toda essa situação adiciona mais pressão sobre o presidente, sobre a inflação e sobre a economia. Se a greve se confirmar, Bolsonaro vai ficar andando no fio da navalha ao enfrentar uma situação muito ruim e pode ficar, como dito aqui, refém dos caminhoneiros querendo sempre mais.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf