Inflação está destruindo imagem de Bolsonaro, diz pesquisa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP/Arquivos

“A inflação está comendo a popularidade do presidente.” A avaliação é do diretor da Quaest, Felipe Nunes, sobre os resultados mais recentes de pesquisa, que vai da avaliação de Jair Bolsonaro a preferências do eleitorado para 2022.

Não por acaso, está na ordem do dia o desespero do governo em viabilizar o programa social que deve substituir o Bolsa Família e ganhar um carimbo de Bolsonaro. Tudo para tentar reverter a queda livre na qual despenca a reputação do presidente. Quanto menos favorecidos, mais críticos ao desempenho de sua gestão.

O pior resultado é entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos. Para 58% a avaliação é negativa, 22% acham o governo regular, enquanto para 17% o saldo é positivo. A reprovação cai para 49% entre os que ganham mais de cinco salários. Nessa faixa, 26% o consideram regular e 24% têm opinião positiva.

Não é coincidência que Bolsonaro bata nos governadores e tente empurrar a eles a responsabilidade do naufrágio da economia, que se soma ao desastre da condução da crise sanitária. São os maiores problemas do país, segundo os entrevistados da Quaest. Essas respostas confirmam pesquisas de outros institutos. “Em 2020, ele perdeu muito com a pandemia. Mas neste ano é a economia que está gerando a deterioração de sua imagem. Ou seja, ele fez duas apostas erradas. Chutou a pandemia achando que a economia iria salvá-lo. Está acontecendo o inverso”, diz Nunes.

A avaliação negativa do governo também é maior entre os que têm até o ensino fundamental (55%) do que entre aqueles com ensino superior incompleto ou mais (51%). Os mais escolarizados (24%) consideram a gestão Bolsonaro positiva, contra 19% dos que tiveram menos educação. Para os que ainda apoiam este desgoverno, talvez a notícia de que o consumo de miojo e de pés de galinha cresceu seja sinal de que a economia está ótima, porque não é possível tanta ignorância.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf