Internações por covid despencam em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Marenco

Uma análise feita pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo com pacientes internados por Covid-19 entre 8 e 28 de setembro mostra que a queda de hospitalizações no período foi de 90% em relação ao pico da epidemia. Os dados foram coletados em instituições da rede pública municipal.

Nas três semanas verificadas, 1.082 pacientes foram hospitalizados (os dados consideram apenas os adultos maiores de 18 anos). No primeiro trimestre do ano, o mais dramático da epidemia, cerca de 10 mil adultos chegaram a ser internados em período equivalente.

A queda é creditada pela equipe comandada pelo secretário Edson Aparecido ao êxito da vacinação: 87% da população da capital que tem mais de 18 anos já foi imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19.

O balanço mostra o perfil dos internados: como a maioria da população já está imunizada, os vacinados acabam predominando entre os que hoje se tratam em hospitais.

Do total de 1.082 internados, 75% (817) já foram vacinados. Destes, 184 já tomaram ao menos a primeira dose, e 633 estão com a imunização completa.

Dos vacinados internados, 38% (315 pessoas) acabaram necessitando de UTI. A maioria deles (245) já estava completamente imunizada, com duas doses ou com a dose única da Janssen. E 70 tinham recebido apenas a primeira dose.

Já entre os 263 pacientes que não receberam vacina, 41% (108 pessoas) foram parar na UTI.

Seguindo a mesma dinâmica verificada ao longo da epidemia, a maioria das pessoas internadas (671, ou 62%) nas três semanas analisadas, em UTI ou na enfermaria, tinha mais de 60 anos.

“A vacinação fez o número de hospitalizações despencar na cidade”, festeja o secretário-adjunto da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O fato de o número de internados hoje na cidade ser muito reduzido em comparação com o pico da pandemia, mas incluir pessoas totalmente vacinadas, mostra, segundo ele, que cuidados ainda são necessários para que as pessoas evitem ser contaminadas.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf