Lei bolsonarista contra “terrorismo” é repudiada por organizações contra tortura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino – 25.mar.2021/Reuters

A Organização Mundial contra a Tortura (OMCT) e o Centro de Estudos Legais e Sociais, da Argentina, enviaram nesta semana ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), uma carta em que manifestam preocupação com a tramitação na Casa de uma nova lei antiterrorismo.

A proposta, apresentada pelo deputado bolsonarista Vitor Hugo (PSL-GO), foi aprovada em comissão especial e amplia a definição do crime de terrorismo e os poderes do chefe do Executivo.

“O projeto visa a criação de um novo aparelho de vigilância diretamente subordinado ao presidente da República, que poderá monitorar uma vasta gama de atividades sob a justificativa de que estão relacionadas ao terrorismo”, diz a carta enviada a Lira.

“Este processo representa uma séria ameaça às democracias da região”, segue o documento, que também tem como signatárias entidades de países como Paraguai, México, Chile e Peru. O Instituto Vladimir Herzog, brasileiro, também endossa a carta.

A coordenadora do grupo de trabalho dedicado à Tortura e Terrorismo da OMCT, Helena Solà Martín, destaca que o projeto de lei abre as portas para a perseguição e criminalização de opositores e movimentos sociais, que podem vir a ser enquadrados como terroristas.

“A América Latina tem uma triste história associada à perseguição política de dissidentes, e nossos países não deveriam aprovar iniciativas que abram caminhos legais para a sua continuidade”, diz Martín.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf