Lula diz à militância que elite brasileira é escravista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PT/Reprodução

Em discurso para a militância neste sábado, 16, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas para 2022, criticou o governo Bolsonaro, disse que “milicianos” não vão resolver os problemas do país, atacou a elite econômica e responsabilizou a “Ponte para o Futuro” do MDB, que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, por uma série de mazelas atuais.

Para o petista, o brasileiro hoje tem fome não só de comida, mas de emprego, salário digno, educação, cultura e política ambiental. “É possível mudar isso? É. Quem é que pode mudar isso? Nós. Com que instrumento? Com partido político, com sindicato forte, com movimento social forte e com muita coragem. A gente não pode aceitar a ideia de que os milicianos vão resolver os problemas deste país”, disse o ex-presidente no Encontro dos Movimentos Sociais do Campo, das Águas e das Florestas com Lula em Defesa da Vida e contra a Fome, realizado pelo PT em São Paulo. “O nosso povo não quer armas, nosso povo quer livros”, declarou, em outro trecho da fala.

“A cabeça da elite econômica brasileira não mudou. Nós estamos vivendo um momento em que a cabeça da elite brasileira ainda é escravista. É o único significado da existência da fome. A gente pode produzir o que a gente quiser, se o povo não tiver dinheiro, ele não come”, disse Lula, ilustrando seu discurso com o coronelismo que, segundo ele, ainda persiste no Nordeste.

O ex-presidente declarou também que, “toda vez que aparece um governo que começa a se preocupar com os mais pobres, alguém dá um golpe”. E culpou os responsáveis pela “Ponte para o Futuro”, um plano de voo apresentado pelo MDB de Michel Temer às vésperas do impeachment de Dilma, pela deterioração dos indicadores sociais. “Essa gente faz autocrítica? Não, essa gente quer a continuidade disso, porque esse país nunca foi governado para cem por cento do seu povo”, disse Lula. No último dia 6, o petista jantou com caciques do MDB, entre eles os ex-senadores Eunício Oliveira e Edison Lobão, mas não tocaram no assunto. Quando Dilma deixou o governo, em 2016, o IBGE apontava que havia cerca de 12 milhões de desempregados no Brasil.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf