Lula em alta cria EX-antipetistas

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Está ocorrendo um fenômeno impressionante na política brasileira. Antipetistas fanáticos que atacaram Lula e o PT durante décadas estão, simplesmente, “lulando” na cara dura.

A política é igual no mundo inteiro: o aliado de hoje pode ser o inimigo de amanhã e vice-versa. No Brasil, não é diferente. E Lula é um político que sabe e adota o pragmatismo. É por isso que o ex-presidente começa a receber apoios que nunca, ninguém, jamais cogitou que receberia.

Mas nas últimas semanas, com vários fatos mostrando que a dita terceira via não vai vingar, e com as pesquisas mostrando um Lula cada vez mais forte, começou a surgir um personagem que você vai ver muito daqui em diante: o ex-antipetista

Vamos pegar alguns exemplos recentes. Miriam Leitão, mais antiga e prestigiada colunista de economia da Globo sempre foi antipetista. Quando o Brasil de Lula bombava na economia, ela criticava. Ganhou o apelido de “urubóloga”

Eis a Míriam Leitão de hoje, após descobrir que só Lula poderá derrotar Bolsonaro e salvar seu emprego, que será extinto se ele cumprir a promessa de fechar a Globo. Ela coloca as palavras Lula e sensatez na mesma frase
Ricardo Noblat era um antipetista furioso. Ex-Globo, ex-Veja e hoje sediado no Metrópoles, tratava Lula com ferocidade e desrespeito.

Agora, defende o ex-presidente. Em artigo recém-publicado, criticou duramente Ciro Gomes. O Título da matéria é “O fantasma da quarta derrota para presidente tira a máscara de Ciro”. Ele critica Ciro por dizer que Lula tramou o impeachment de Dilma. Um trecho, em especial, diz:

“Chamou Dilma de “uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela Presidência da República”. E acusou Lula de ter conspirado pelo impeachment dela. O ataque a Dilma foi gratuito. A acusação a Lula, sem base”

Mas o mais impressionante é o ex-ministro de Lula e petista histórico Cristovan Buarque. Cristovan foi demitido por Lula em 2004 do cargo de ministro da Educação. Lula explicou que precisava fazer uma modificação na Pasta e precisava do cargo. O demitido não engoliu e virou um antipetista feroz.

Agora, o ex-petista Cristovan Buarque surpreende o Brasil criticando o ataque de Ciro Gomes a Lula e dizendo que o ex-desafeto Lula é o “melhor nome” para governar o Brasil a partir de 2023. Essa é a mais inacreditável metamorfose dos antipetistas

A eleição de 2022 ainda está longe, mas a perspectiva de poder de Lula aliada à volta por cima épica que ele deu estão gerando um exército de ex-antipetistas e ex-antilulistas

Ironias da vida…