Lula explica que não tem o que dizer sobre vaias a Ciro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

O ex-presidente Lula avançou mais um pouco na sua relação nada amistosa com Ciro Gomes nesta sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa em Brasília. Ao comentar sobre as vaias a Ciro disparadas por setores da esquerda na última manifestação pelo impeachment de Jair Bolsonaro em São Paulo e sobre a possibilidade de o campo progressista estar unido em 2022, Lula fustigou seu virtual concorrente em 2022 várias vezes, usando um tom que, se não menospreza a inteligência do interlocutor, foi no mínimo irônico. Ao mesmo tempo em que disse que não responderia às “ilações do Ciro”, Lula desferiu vários ataques contra o pedetista.

“Você em algum momento me viu criticar o Ciro Gomes?”, perguntou Lula ao jornalista, minutos depois de, em uma resposta anterior, ter se referido a ele como o “candidato que tem 2% nas pesquisas”. “Não faço [críticas a ele]. Eu acho normal [que ele me critique]. Se ele quiser disputar as eleições para ganhar, ele tem que criticar o Bolsonaro e criticar a mim porque senão ele não vai a lugar nenhum”, disse Lula.

Lula disse que não responderia aos ataques e lembrou do tempo em que o pedetista integrou o seu governo. “Pode ficar certo que eu não vou, durante todo o processo de campanha, responder às ilações que o Ciro faz com relação a mim. O Ciro foi meu parceiro, me ajudou a governar. Se ele está falando o que está falando é porque ele acha que vai dar voto pra ele. Eu não vou responder”, disse.

Lula cutucou ainda mais o pedetista, ao dizer que vaias e críticas são do jogo político e que Ciro não reage bem a nada que não seja aplauso. “Gente, só não foi vaiado neste país quem não subiu em palanque. Nós temos que gostar das vaias da mesma forma que a gente gosta dos aplausos. Você não pode fazer disso uma profissão de fé. Isso é democrático também”, afirmou o petista.

Por fim, quase disse que Ciro mereceu o tratamento da militância progressista no ato. “O Ciro deve saber o que falou para mexer com aquelas pessoas. Ele deve ter falado algo que as pessoas não gostaram”, disse o petista.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf