Mercado preferia que Bolsonaro não disfarçasse rombo no teto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa da BGC Liquidez feita com cerca de 200 gestores, traders e economistas de fundos e bancos mostra que metade deles, exatos 50%, preferia que o governo assumisse logo os 30 bilhões de reais fora do teto de gastos e depois tentasse bloquear desoneração da folha e reajuste do servidor do que mudar a regra de reajuste do teto. Apenas 23% preferia que fosse feita a mudança da forma de cálculo da inflação, como foi inserida na PEC dos Precatórios. Cerca de 20% já queria que o governo jogasse toda a rubrica dos precatórios para fora do teto. Apenas 7% disse que preferia que o governo abrisse crédito extraordinário com Orçamento de Guerra. A pesquisa, que foi feita na semana passada, também mostra que 61% acredita que o regime fiscal no Brasil acabou. Outro dado que reflete a crise vista na semana passada é que 75% acreditam que Banco Central deveria aumentar em pelo menos 1,25 ponto percentual os juros na reunião do Copom que acontece nesta semana.

O impasse em torno do Orçamento de 2022 começou quando veio a conta de 90 bilhões de reais para pagamento de precatórios no próximo ano, praticamente o dobro do que foi gasto neste ano. Com isso, o governo ficou sem dinheiro para aumentar o novo Bolsa Família e para ampliar as emendas parlamentares, dinheiro usado pelos políticos para financiar obras em seus currais eleitorais. Foi assim que surgiu a ideia de furar o teto.

Veja

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf