Multiplicam-se protestos contra Bolsonaro em cidade italiana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na Itália nesta sexta-feira (29) para participar da Cúpula do G20 em Roma, e foi recebido pelo presidente da República italiana, Sergio Mattarella.

A primeira visita de Bolsonaro, que tem origem italiana, ao país gerou protestos da associação antimáfia Libera, indignada com a concessão do título de cidadão honorário pela cidade de Anguillara Veneta, no norte da península.

A viagem ocorre em um contexto delicado, pois o chefe de Estado brasileiro tem sido fortemente criticado em âmbito internacional por relativizar a disseminação do coronavírus e por sua política ambiental.

Bolsonaro, que embarcou no avião presidencial com uma delegação composta por vários ministros, foi recebido por Mattarella no Palácio do Quirinal, sede da presidência italiana, um dos poucos eventos oficiais programados.

O presidente brasileiro participará no sábado e no domingo da cúpula do G20, com foco nos temas covid-19, recuperação econômica e mudanças climáticas, mas não participará da conferência COP26 em Glasgow, na Escócia, que começa na segunda-feira.

De acordo com sua programação oficial, Bolsonaro viajará na segunda para o norte da Itália para receber a cidadania honorária de Anguillara Veneta, de onde sua família emigrou há mais de um século.

A decisão desta semana de designar o presidente Bolsonaro como cidadão honorário dessa pequena comunidade na região do Vêneto causou comoção na Itália.

“Recebemos esta notícia com espanto e lembramos que a ação política do presidente Bolsonaro é caracterizada por uma multiplicidade de atos considerados contrários aos direitos humanos e ambientais, implementando uma política genocida contra a população, com desprezo e ofensas contra mulheres e homossexuais, ações de desmatamento e violações contra populações indígenas residentes em áreas amazônicas”, protestou a Libera em um tweet.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf