Outra vítima acusa Prevent de usar pacientes como cobaias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As denúncias de que a Prevent Senior estaria fazendo testes em humanos para tratar a Covid-19 entraram na casa do publicitário Luiz Cézar Oliveira Pereira, 45 anos, por meio de matérias jornalísticas. Mas o que parecia ficção e estava na TV, na boca de senadores na CPI da Covid-19, tornou-se realidade para ele quando a mãe, Sueli Oliveira Pereira, 70 anos, foi infectada com o vírus.

Luiz pagava o convênio de uma das maiores operadoras de saúde do país para a mãe há 12 anos. Mesmo assim, entrou no Hospital Sancta Maggiore, no Tatuapé, em São Paulo, ressabiado. Já em cadeira de rodas, dona Sueli precisava de atendimento urgente. Faltavam ar e força nas pernas.

“Eu cheguei na defensiva, passamos pela triagem e ela foi para o oxigênio. Perguntei tudo. Falei que não queria kit Covid para a minha mãe”, contou à reportagem.

Dali, Sueli, nascida na cidade Martinópolis, interior de SP, e moradora do Parque Edu Chaves há 50 anos, na periferia da zona norte de SP, não voltou para casa.

Ela foi transferida três vezes para unidades diferentes da Prevent Senior.

Na primeira transferência, Luiz pediu o prontuário da mãe para saber quais medicações haviam prescrito para ela. Conversou com os médicos e viu que a mãe estava apenas recebendo oxigênio. “Minha mãe é idosa, hipertensa, teve enfisema pulmonar. Como ela será tratada?”, questionou aos médicos.

Nesse momento, recebeu a informação de que a Prevent Senior fazia um “tratamento diferenciado” com os pacientes. “Eles me trouxeram um documento de autorização para aplicar flutamida na minha mãe. Eu perguntei: ela vai ficar boa com esse remédio? O médico disse: ‘Sim’. Então, eu assinei sem questionar. Eu não sou médico. Se o médico diz que minha mãe vai se curar, eu acredito”, lamentou Luiz.

A partir de então, em meados de julho, no entanto, a mãe de Luiz só piorou. “Eu perguntei: ‘Isso é remédio para câncer de próstata. É isso mesmo? O médico disse que os resultados eram muito bons. E era julho de 2021. Não era 2020, nada disso. Foi neste ano. Além disso, minha mãe ficou amarrada à cama enquanto estava internada”, completa o publicitário.

Com a piora, Sueli foi transferida para outra unidade da Prevent Senior, na Rua Maestro Cardim, onde foi intubada. Em seguida, foi para um hospital de campanha localizado na Vila Olímpia. “Os médicos de lá disseram que ela não estava sendo tratada. Que aqueles medicamentos não eram para Covid. Tentaram salvar a vida dela, mas entre 4 e 5 dias depois, ela foi a óbito. Morreu dia 3 de agosto”, contou Luiz.

Os relatos de Luiz e de sua família, o prontuário da mãe e o atestado de óbito estão hoje sob análise do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Junto a outros pacientes, Luiz denunciou o caso para que o MPSP investigue.

As investigações vão apontar culpados ou inocentes. A mãe de Luiz, porém, não voltará.

“A grande questão é: usaram na minha mãe medicação que não tinha nenhuma comprovação científica. Eu nunca vou ter uma resposta sobre o que aconteceria com ela se fizessem o tratamento normal. Aplicaram flutamida na minha mãe e ela morreu tomando remédio para próstata, enquanto estava com Covid”, lamentou o publicitário.

Para ele, não houve ciência no tratamento de Sueli: “Fizeram um teste com minha mãe. A Prevent Senior virou um laboratório. Gente humilde, que não tem recurso para processar. Eu só vi isso em filme: O Pianista, a Lista de Schindler. Soube de casos assim com o Mengele, médicos nazistas que faziam testes com judeus”, comparou.

À reportagem do Metrópoles a Prevent Senior negou as acusações. “Todas as informações serão prestadas ao Ministério Público para que a verdade possa ser restabelecida”, manifestou a empresa por meio de nota.

A CPI da Pandemia revelou as suspeitas contra o tratamento para Covid-19 por meio da denúncia de 12 médicos representados pela advogada Bruna Morato.

Segundo relato de Bruna Morato, o paciente que não se curasse na primeira vez com o kit Covid, composto de hidroxicloroquina, ivermectina, vitaminas e prednisona, era submetido a mais dois combos, todos sem eficácia.

A maioria das “cobaias” da Prevent Senior era de pacientes idosos, muitas vezes bastante fragilizados pela Covid-19 e pela agressividade que o primeiro procedimento do kit provocava no organismo. Se a cloroquina falhasse, na segunda experiência eram aplicados a flutamida, o etanercepte e o metotrexato.

O primeiro fármaco é usado para o tratamento do câncer avançado de próstata. Os outros dois, para artrite. Esse protocolo foi batizado de “tratamento com nanopartículas”. Se o paciente não morresse, da última tentativa fazia parte a polêmica ozonioterapia retal, uso de células-tronco e o que mais pudesse ser testado.

Segundo Morato, os 12 médicos que denunciaram a prática começaram a ser orientados a se valerem de tais protocolos em 25 de março de 2020. Transformar pacientes com Covid-19 em cobaias é uma das denúncias contra a Prevent Senior, plano de saúde que fechou 2020 com faturamento líquido de R$ 4,3 bilhões e 505 mil beneficiários.

Há ainda a suspeita de ocultação de óbitos e adulteração da causa de mortes por Covid-19. A advogada prestou depoimento à CPI em 28 de setembro. O ex-médico da Prevent Senior Walter Correa de Souza Neto e o paciente da operadora de saúde Tadeu Frederico de Andrade foram depor à CPI em 7 de outubro.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf