Pai de vítima da covid quer desculpas de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em depoimento à CPI da Covid, familiares de vítimas relataram nesta segunda-feira a tristeza com a perda de parentes e as dificuldades de atendimento durante a pandemia no país. Eles criticaram a postura do presidente Jair Bolsonaro em relação às vítimas e as políticas adotadas pelo governo.

Emocionado, o taxista Márcio Antônio, Silva, que perdeu o filho Hugo Dutra do Nascimento Silva, aos 25 anos, vítima da Covid-19, contou que o último momento que esteve com o filho ele estava “dentro de um saco” e teve que ter coragem para fazer o reconhecimento do corpo.

Em abril de 2020, na praia de Copacabana, Silva recolocou as cruzes que lembravam as vítimas da doença. Ele se surpreendeu quando viu um homem derrubando, aos berros, cruzes colocadas na areia pela ONG Rio de Paz em protesto pelas mortes em decorrência da Covid.

— Nós merecíamos um pedido de desculpas da maior autoridade do país. Eu não é questão política, nós estamos falando de vida. Não é questão de política, nós estamos falando de vidas — disse Silva, desabafando: — A nossa dor não é mimimi, nós não somos palhaços.

Márcio questionou também o posicionamento do presidente contra máscara e a vacina.

— Eu daria a minha vida para o meu filho ter chance de ter vacinado — afirmou.

Katia Castilho dos Santos se emocionou e chorou em seu depoimento. Ela relatou que perdeu o pai e a mãe, e expôs o descaso sofrido por sua família. A mãe era associada da Prevent Senior que, inicialmente, enviou em março deste ano o ‘kit covid’ – remédios sem eficácia comprovada para o tratamento. A mãe teve dificuldade em conseguir uma vaga para ser internada e chegou a ser medicada com flutamida, medicamento que pode causar hepatite fulminante. O pai faleceu no dia em que ocorreram 4 mil mortes em São Paulo, e a irmã teve que ajudar a localizar e até carregar o corpo.

— Quando vemos um presidente da República imitando uma pessoa com falta de ar, isso para nós é muito doloroso. Se ele tivesse ideia o mal que ele faz para nação, além de todo o mal que já fez, ele não faria isso – afirmou, conclamando também que as pessoas se vacinem: — A vacina é a única solução. Se você ainda não tomou a vacina, tome, por favor, aproveitem a oportunidade.

A enfermeira Mayra Pires Lima, de Manaus (AM) , assumiu a guarda de quatro sobrinhos após a morte da irmã. Ela falou sobre a situação dramática na cidade no início da pandemia, com o colapso na rede pública de saúde e a falta de oxigênio, disse que “viveu uma guerra” chegando a trabalhar sem nenhum equipamento de proteção individual (EPI)

— Hoje vejo que minha irmã não sobreviveu não apenas por causa de uma pessoa, mas devido a uma rede de culpabilidade — afirmou a profissional de saúde.

O primeiro a falar, o representante da ONG Rio de Paz Antônio Carlos Costa também criticou a gestão de Bolsonaro frente à crise sanitária.

— O que vimos foi a antítese de tudo que se esperava de um presidente da República. Ninguém aceitaria isso em nenhuma nação desenvolvida- disse Costa.

Ele destacou a falta de empatia do presidente em relação às vítimas da pandemia e lembrou que o presidente minimizou a letalidade do vírus, promoveu aglomerações e debochou da dor dos que perderam familiares.

— Que nunca mais sejamos governados da mesma maneira por quem quer que seja — disse.

Após os depoimentos, o senador Humberto Costa (PT-PE) considerou que a audiência pública de hoje foi um dos dias mais importantes da comissão. Citando a placa com o número de mortes atualizada em cada sessão, o senador destacou que os números “tiveram face, rosto, história”.

—Ouvindo vocês aqui, ouvindo Giovanna, ouvindo Mayra, ouvindo todos é que a gente sente o tamanho dessa dor, o que fica para depois –—disse Costa, emocionado, afirmando que o Brasil não pode ficar sem resposta “clara e unificada”.

O petista afirmou também que o final da CPI não pode ser transformado em uma “fogueira de vaidades”. Por causa de divergências com o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a CPI adiou a votação do relatório final.

— Nós não podemos nos transformar numa fogueira de vaidades nesse final de um trabalho tão bonito, tão importante e que vai ficar pra história deste país Precisamos ter a clareza da importância da expectativa que o povo brasileiro tem em relação a esta CPI — afirmou.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf