Para Pacheco, “instabilidade política” afeta combustíveis e “câmbio”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta sexta-feira (1º outubro) que a instabilidade política e institucional vivida pelo país é o que provoca “desequilíbrio” no câmbio, no dólar e também nos preços dos combustíveis. Apesar disso, o senador mineiro defendeu que a Petrobras tenha um “viés social” e não pense apenas em “lucro” e na “distribuição de dinheiro” para seus acionistas. A defesa foi feita num momento em que o Congresso Nacional pressiona governo e equipe econômica por uma solução para o tema.

“Não é hora de buscar culpados. Nós temos que identificar o problema e resolver. Esse é um problema do Congresso Nacional, é um problema meu, é um problema do presidente Arthur Lira, do presidente Jair Bolsonaro. Nós temos que dar solução a esse problema dos combustíveis. É óbvio que nós estamos vivendo essa situação por conta de instabilidade política e dessa instabilidade institucional que acaba fazendo com que nós tenhamos desequilíbrio no câmbio, temos uma desvalorização do real só em 2020 de 30% em relação ao dólar, o que é muito alto, então nós temos dólar alto e isso acaba pressionando diversos setores da economia, inclusive do combustível. Então, o que nós temos que fazer é buscar estabilidade”, argumentou em entrevista à Rádio Gaúcha.

Em seguida, Pacheco cobrou “participação” da Petrobras na resolução do problema. ” O segundo ponto é a participação da Petrobras, porque mais do que nunca a sociedade precisa dela e do viés social da Petrobras. Ela não pode ser só uma empresa que pensa em lucro o tempo inteiro e distribuir dinheiro para acionista. Eu sei que o mercado defende muito isso, mas não é a razão de ser dela único. Ela tem que ter um papel social de estabilização de preços porque isso tem uma função social inclusive de conter a inflação. Esse papel é importante para a solução do problema, inclusive cedendo na relação com investidores para que haja reflexo para a sociedade do proveito da Petrobras”, complementou.

Por fim, Pacheco aproveitou para defender uma discussão tributária “séria”. O presidente do Senado tem trabalhado para avançar com a proposta de emenda à Constituição (PEC) 110, que promove uma reforma dos impostos de maneira mais ampla. A apresentação do relatório do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) está prevista para os próximos dias.

“Terceiro, é preciso ter uma discussão tributária séria, em relação a combustíveis nós temos que combater muito severamente a sonegação que é uma realidade nesse setor muito forte. Temos projeto do devedor contumaz e outro projeto inclusive de unificação de alíquota de ICMS entre Estados com um alíquota em valor e não em percentual, porque o percentual acaba gerando distorções. São iniciativas que precisam ser feitas, já estamos em estudo em relação a isso. De tudo o que falei, um ponto importante é a estabilidade entre os poderes”, finalizou.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf