Parlamentares levam polarização Lula x Bolsonaro ao Facebook

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Quando estão conectados às redes sociais e dispostos a falar de política ou de políticos, deputados federais e senadores apresentam comportamentos parecidos com os de eleitores comuns.

Em seus perfis oficiais, os parlamentares reproduzem a mesma polarização que, há meses, os brasileiros vêm expressando nas pesquisas de opinião sobre a eleição presidencial de 2022. Quase toda atenção é dividida só entre dois personagens: o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A conclusão é de um levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas nos perfis de 584 congressistas no Facebook.

Em quase dez meses completos (de 1º de janeiro a 28 de setembro), os principais nomes apresentados no noticiário como possíveis candidatos a presidente 2022 foram mencionados em 38.783 posts publicados por deputados e senadores. Juntos, Bolsonaro e Lula respondem por 88,6% desse total.

Como sempre ocorre quando o assunto é rede social, Bolsonaro lidera de forma isolada. Na soma de citações positivas e negativas, o presidente foi mencionado em 19.861 posts de congressistas (51,2% do total). Lula apareceu em 14.506 publicações (37,4%).

Muito atrás da dupla estão o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1.592 citações, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 1.494. Os demais personagens, como o também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) ou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foram mencionados em menos de 500 postagens no período pesquisado.

“As bancadas bolsonarista e petista não são maioria no Congresso Nacional. Mas na internet, os parlamentares dos diversos partidos que atuam no Congresso não reproduzem a correlação de forças do Legislativo. Reproduzem a opinião pública convencional”, diz o cientista político Amaro Grassi, coordenador de pesquisa da DAPP.

“O levantamento mostra que deputados e senadores estão divididos da mesma forma do eleitorado em geral: polarização entre Bolsonaro e Lula e quase nenhum espaço para uma possível terceira via”, completa.

Campeões em citações, Bolsonaro e Lula naturalmente também lideram na métrica de engajamentos (soma de curtidas, comentários, compartilhamentos e registros de reações com emojis).

Os posts de parlamentares que mencionavam o presidente da República provocaram 118 milhões de engajamentos desde o início do ano (51,8% do total). Os que citavam Lula conseguiram 75,3 milhões (33,1%).

Os números trazem um dado que chama a atenção em relação a Doria. O total de engajamentos em postagem que mencionam o governador paulista (24 milhões) também o coloca na terceira posição nessa métrica. Mas a proporção de engajamentos associada a Doria é notadamente maior que as proporções dos demais personagens.

Cada post de parlamentar que mencionou Doria teve, em média, 15.092 engajamentos. É uma taxa de reação quase três vezes maior do que ocorreu com Bolsonaro (5.941 engajamentos por post) ou Lula (5.191).

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf