PGR recua de inclusão de Bolsonaro em investigação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou nesta sexta-feira que o presidente Jair Bolsonaro não foi alvo do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a organização dos atos antidemocráticos de 7 de Setembro.

Em reportagem publicada nesta sexta-feira, o jornal “O Globo” afirma que a PGR identificou que a organização dessas manifestações teve início após uma convocação feita pelo próprio presidente. Segundo a publicação, Bolsonaro é citado nominalmente pela PGR em documento sigiloso enviado ao Supremo em 4 de setembro.

O Valor teve acesso ao trecho em que a PGR cita essa divulgação e diz que se trata de uma “entrevista” dada por Bolsonaro.

“A princípio, a organização da realização de prováveis atos de ataque à democracia e às instituições iniciou-se com entrevista do presidente da República informando que haveria ‘contragolpe’ aos atos entendidos como contrários à sua gestão, em 15 de agosto do presente ano”, escreveu a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

Em nota, a PGR disse que a manifestação tinha como objetivo requisitar “providências contra pessoas físicas e jurídicas àquela altura apontadas como suspeitas de fazerem repasses financeiros destinados à organização de atos antidemocráticos”.

“O presidente da República não figura entre as pessoas às quais se destinavam as medidas cautelares solicitadas”, disse o órgão.

A nota diz ainda que a “afirmação de que o presidente da República teria convocado atos antidemocráticos não reflete o que foi mencionado na manifestação da PGR”.

“O documento ministerial apenas aponta uma entrevista dada pelo presidente em 15 agosto, fato público e amplamente já divulgado, para delimitar a data como marco para a possível organização dos atos – objeto da apuração – bem como para fixar o limite temporal para a execução das medidas.”

Uma fonte do STF que teve acesso à investigação aponta que, até agora, não há indicação de responsabilidade de Bolsonaro. A avaliação é que o parecer da PGR apenas apontou que a organização dos atos se iniciou a partir de uma fala do presidente, mas sem apontar que ele os tenha incitado.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf