Presidente do CFM transforma médicos em curandeiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A medicina funciona há muitos séculos executando o que a ciência determina. Cientistas gastam anos enfurnados em laboratórios para identificar doenças, pesquisar formas de diagnóstico, descobrir tratamentos e transformá-los em medicamentos e terapias. Esse trabalho feito a duras penas é repassado aos médicos, que colocam em prática o que os pesquisadores decretaram.

Repentinamente, em mobilização exótica, grupos negacionistas ao redor do mundo passaram a contestar a hierarquia. Para essa gente, a ciência não é mais determinante para a escolha de um medicamento do que a convicção do médico.

No Brasil, um dos principais defensores dessa tese esdrúxula é ninguém menos que o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Na entrevista estarrecedora que concedeu à jornalista Roberta Jansen, publicada no Estadão na sexta-feira (8), ele dá amostra do que passa pela sua cabeça.

Ribeiro defende que não seja vetado o uso do chamado tratamento precoce contra a covid-19, aquela mistura de cloroquina, ivermectina, azitromicina e outras invencionices reconhecidamente ineficazes. Repete o refrão de que se preocupa com a autonomia dos médicos receitarem o que acharem melhor.

Finge ignorar que a ofensiva pela cloroquina e assemelhados praticamente obrigou muitos profissionais de saúde a prescreverem esse tipo de tratamento, anulando qualquer tipo de autonomia.

Foi assim na sinistra Prevent Senior, clínica onde médicos denunciam ameaças de demissão caso não usassem o tal tratamento precoce. Também na empresa de saúde Hapvida os profissionais acusam a direção de assédio para obrigá-los a prescrever cloroquina.

O Ministério da Saúde seguiu caminho parecido. Na visita a Manaus, no auge da crise de falta de oxigênio, em janeiro, funcionários graduados da pasta planejaram instalar tendas com médicos e enfermeiros orientados a fazer o que os pacientes quisessem.

“Daríamos a opção dos doentes escolherem e não dos profissionais”, escreveu um desses emissários do ministério, o médico Gustavo Vinícius Pasquarelli Queiroz, em relatório a seus superiores de Brasília.

Como se vê, para os militantes da cloroquina a autonomia médica não passa de argumento retórico, que usam quando lhes interessa, mas que na verdade não respeitam.

Ribeiro se acha com autoridade para dizer que a ciência não teve tempo de dar respostas às questões relacionadas à pandemia, embora instituições respeitáveis do mundo todo digam o contrário. Por isso, o conselho permite o tratamento com drogas “reposicionadas”, mesmo as que foram classificadas pelos cientistas como ineficazes.

Para defender a liberdade de prescrição de cloroquina e tranqueiras do tipo para a covid-19, o presidente do CFM torce os fatos. Passando por cima dos pesquisadores, diz que “não dá para dizer que as drogas são ineficazes”, ignora o veredito já divulgado pelos melhores cientistas para dizer que “a ciência ainda vai dar essa resposta de forma definitiva”.

Reproduzindo o discurso enganoso que Jair Bolsonaro já lançou ao público dezenas de vezes, diz que se refere a “drogas seguras, usadas há 40, 60, 70 anos” – é sempre bom lembrar: usadas para outras doenças, como malária e lúpus, não para covid.

A seguir, Ribeiro coloca em confronto a prática dos consultórios contra a pesquisa feita nos laboratórios. E aponta a primeira como vencedora nessa disputa insólita:

– “A experiência observacional do médico não está sendo levada em conta e ela também é importante. Por isso, delegamos essa decisão ao médico”.

– “Tem que levar em conta o médico na ponta; não o que fica no gabinete lendo estudo e nunca encontrou um paciente na vida”.

– “Uma coisa são os estudos de gabinete. Outra coisa diferente é a prática da medicina”.

O raciocínio do presidente do Conselho de Federal de Medicina — e de alguns dos 28 conselheiros que concordam com ele — inverte o fluxo reconhecido há séculos. Por ele, a prática do médico se sobrepõe às pesquisas de “gabinete”.

É como se voltássemos aos tempos da aldeia, em que, na falta de profissional especializado, homens e mulheres mais velhos lançavam mão do conhecimento empírico para escolher ervas e terapias que usaram ao longo dos anos para curar os males de seu povo.

As vidas de muitos brasileiros foram salvas graças aos detentores desses saberes, não há dúvida. Mas a ciência chegou para sistematizar as práticas, universalizar os resultados, minimizar riscos.

Nesse estágio da civilização, não faz sentido deixar a ciência em segundo plano para prescrever remédios que prestigiadas entidades internacionais já concluíram ser ineficazes apenas porque alguns profissionais acham que é boa opção.

Os que atualmente insistem nessas práticas se parecem menos com as respeitáveis senhoras que faziam o que estava a seu alcance para ajudar suas comunidades e se assemelham mais a curandeiros.

O mais triste é que os negacionistas, agindo em meio a uma pandemia tão letal quanto a que atravessamos agora, ao invés de salvar vidas podem colocá-las em risco ainda maior.

Definitivamente, não é para isso que existem os médicos.

Uol

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf