Procuradoria vai propor à Prevent que pare de enganar a população

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O Ministério Público de São Paulo vai propor na tarde desta sexta-feira, 15, um termo de ajustamento de conduta à Prevent Senior, operadora de planos de saúde sob suspeita de ter tratado pacientes infectados pelo novo coronavírus, sem o seu consentimento, com o chamado ‘kit-covid’ – medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada contra a doença e patrocinados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo apurou o Estadão, o TAC tem dois objetivos principais: o de fazer cessar supostas práticas sem comprovação científica aplicadas pela Prevent para tratar pacientes com covid-19 e ainda implementar alguma forma de controle para que casos semelhantes não se repitam.

O documento foi elaborado pela Promotoria de Saúde e vai ser apresentado a representantes da Prevent às 15h desta sexta-feira, 15, na sede do Ministério Público paulista, no centro da capital. Há uma expectativa de que o termo não seja assinado hoje e a empresa peça mais tempo para analisar as propostas. Também participarão da reunião a Associação Paulista de Medicina e o sindicato dos Médicos.

Caso a operadora não aceite os termos do Ministério Público estadual, os promotores podem optar por acionar a Prevent Senior na Justiça. Em paralelo ao oferecimento do termo de ajustamento de conduta, movimento que se dá na esfera cível, a força-tarefa montada no MP para investigar o caso segue na fase de oitivas.

Como mostrou o Estadão, desde a formação do grupo de promotores que dá atenção total às apurações, ao menos 12 pessoas procuraram a Promotoria com a intenção de relatar irregularidades atribuídas à operadora de planos de saúde. Os relatos se somam a um universo de nove pacientes supostamente usados como ‘cobaias’ em um estudo com o chamado ‘kit-covid’ realizado entre março e abril do ano passado.

Além dos depoimentos, a equipe de trabalho analisa documentos obtidos em quatro frentes: compartilhados pela CPI da Covid, que revelou as suspeitas sobre a operadora de saúde; fornecidos pela advogada Bruna Morato, representante do grupo de médicos que denunciou a Prevent Senior; repassados por familiares de pacientes, como exames, prontuários, receitas médicas e termos de consentimento; e transmitidos pela própria empresa em uma defesa prévia entregue aos investigadores.

A investigação corre no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e apura se a aplicação de remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19 em pacientes da Prevent Senior que vieram a óbito configura crime de homicídio. A operadora também é suspeita de ocultar mortes de pessoas que teriam participado do estudo e de pressionar médicos a adotarem o ‘tratamento precoce’. A direção da empresa nega as acusações.

Além da investigação no MP, a Assembleia Legislativa de São Paulo também vai apurar o caso em uma CPI proposta pelo deputado Paulo Fiorilo (PT). Em outra esfera, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nomeou uma diretora para acompanhar por até um ano os trabalhos da operadora.

O caso da Prevent Senior veio à tona na CPI da Covid. Médicos relataram a senadores terem sofrido pressão da operadora de planos de saúde para administrar os medicamentos sem eficácia comprovada do ‘kit-covid’ em pacientes diagnosticados com a doença sem o seu consentimento em uma pesquisa interna.

Em depoimento à comissão, a advogada Bruna Morato, representante dos médicos que denunciaram a Prevent Senior, acusou o governo federal de firmar um ‘pacto’ com a operadora de saúde para validar o ‘tratamento precoce’ e usar o estudo fraudado para confirmar o discurso do Planalto contra o isolamento social.

Também perante os senadores, o diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, admitiu que a operadora de saúde alterou fichas de pacientes internados em hospitais da rede para retirar o registro de covid-19, inserindo outra doença no lugar.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf