Promotor que investiga Carluxo quer ser desembargador…

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Infoglobo

O promotor Alexandre Murilo Graça, da 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, se lançou candidato a uma das três vagas de desembargador reservadas ao Ministério Público (MP) pelo Quinto Constitucional. Responsável pelo inquérito de suposta prática de rachadinha no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro, Murilo Graça vai disputar com outros 17 colegas. Pela tradição, os candidatos correm os gabinetes dos 190 desembargadores que formam o colégio eleitoral do Tribunal de Justiça do Rio para angariar votos.

Previsto na Constituição brasileira, o Quinto é um dispositivo jurídico que assegura a representantes da advocacia e do Ministério Público um quinto das vagas dos tribunais de Justiça. Caberá agora ao Conselho Superior do MP-RJ organizar os 18 candidatos em três listas sêxtuplas. Em seguida, as listas serão submetidas ao colégio do Tribunal de Justiça, que reduzirá cada lista a três nomes e a enviará ao governador Cláudio Castro (PL), que nomeará um de cada relação.

Murilo Graça foi o último concorrente inscrito. Sua candidatura causou surpresa entre os colegas, já que ultimamente o promotor estava envolvido na investigação sobre o segundo filho do presidente Jair Bolsonaro, caso considerado sensível no MP-RJ. Filho de delegado de Polícia, o promotor ingressou no Ministério Público aos 29 anos, em 1992. Desde então atuou no júri e em investigação penal e nunca esteve no Cível ou em outra área.

Ao contrário das investigações sobre a prática de rachadinha no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro, que teve o auxílio de grupos especializados (Gaecc e Gaocrim, já extintos), Murilo Graça conduz praticamente sozinho o inquérito de Carlos. A medida cautelar de quebra de sigilos do vereador, funcionários e ex-funcionários do seu gabinete, incluindo a ex-mulher do presidente Ana Cristina Siqueira Vale, chegou a ser assinada em parceria com o promotor Eduardo Santos de Carvalho, remanescente da primeira equipe do MP-RJ a atuar no caso, mas oficialmente não houve ato de cessão ou pedido de auxílio de Murilo Graça para reforçar a investigação.

O último movimento importante da investigação ocorreu em 24 de maio, quando o juiz Marcello Rubioli, da 1ª Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, determinou a quebra de sigilo por vislumbrar “indícios rotundos de atividade criminosa em regime organizado”. Fontes ligadas à investigação informaram que, até o momento, as instituições notificadas não haviam encaminhado os dados solicitados, situação que deve atrasar a conclusão do inquérito. Em tese, cabe ao Judiciário deferir a quebra e ao MP providenciar, junto às entidades notificadas – Receita, Banco Central, instituições financeiras, operadoras de telefonia, entre outros – o envio do material pertinente às investigações.

O tempo do promotor, que é responsável pelos inquéritos que tramitam na vara especializada, ficará agora mais apertado com a candidatura pelas vagas do Quinto Constitucional. A disputa será acirrada e o empenho dos candidatos, num primeiro momento, é o de não integrarem a mesma lista de seis candidatos composta pelo promotor Paulo Wunder ou pelo procurador de Justiça Humberto Dalla, considerados nomes favoritos no processo. Pelo regulamento, os desembargadores não podem misturar as listas, fazendo os cortes para três nomes somente entre os candidatos de cada uma.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf