PSDB e Joice continuam se estranhando

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Marques – 7.out.2021/Folhapress

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que participou de ato de filiação junto ao PSDB no início do mês, minimiza o fato de sua inscrição não ter sido oficializada. O caso tem sido citado por tucanos que se opõem à entrada da parlamentar na sigla para invalidar a adesão.

“Não muda absolutamente nada”, diz Joice, que aguarda a confirmação pela Justiça da fusão entre DEM e PSL, legenda pela qual se elegeu em 2018, para mudar de partido sem correr risco de perder seu mandato na Câmara.

“Muito antes de eu assinar a minha ficha de filiação, eu já estava trabalhando como tucana dentro do PSDB e dentro do governo de São Paulo, junto com o governador João Doria [PSDB] e com os secretários dele”, segue a parlamentar. “Estou assumidamente tucana. E, burocraticamente, isso vai entrar no sistema assim que houver a fusão. Simples assim.”

Já o tucano histórico Tião Farias, que tem contestado a inexistência da filiação de Joice, não acha o cenário assim tão descomplicado e afirma que a parlamentar realizou uma “uma filiação clandestina”.

“Essa mulher representa tudo o que a gente abomina. Eu não sei o que está por trás disso. É uma filiação em que quem anuncia é o filiado, não o partido. E pior: tem a presença do governador [João Doria], que participa de uma farsa dessas, além do presidente estadual e municipal [do PSDB]. É um deboche, [estão] filiando uma pessoa que não tem nada a ver com a gente”, diz Tião à coluna.

O tucano, que é ex-presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo e ex-secretário de Mario Covas (1930-2001), chegou a apresentar um pedido de impugnação da filiação de Joice —que foi indeferido pelo partido em razão da inexistência de registro.

Farias ainda contesta o fato de Joice estar sendo reconhecida como tucana mesmo antes de mudar de partido. “Se ela está no PSL, não pode usar o nome do PSDB. Isso é falsidade ideológica”, afirma.

Ex-bolsonarista, Joice Hasselmann teve mais de 1 milhão de votos em 2018 e foi a segunda deputada federal de São Paulo mais votada, atrás apenas de Eduardo Bolsonaro (PSL).

Como mostrou o Painel, a direção do PSL já se movimenta para pedir o mandato de Joice Hasselmann na Justiça. O presidente do partido, Luciano Bivar, chegou a chamar sua filiação de “fake”.

“A filiação dela aconteceu sem o desligamento devido do partido. Não houve uma expulsão, não houve uma desfiliação, não houve nenhum movimento neste sentido. É natural que o partido [peça o mandato], assim como outros tantos que efetuarem esse mesmo movimento serão vítimas de um processo de perda de mandato”, afirmou o vice-presidente do PSL, deputado Junior Bozzella (SP), ao Painel na ocasião.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf