Renan quer que CFM investigue presidente bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em minuta do relatório final apresentada a integrantes da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) recomenda que o material seja encaminhado ao Conselho Federal de Medicina (CFM) para apuração da conduta do presidente da entidade, Mauro Luiz de Brito Ribeiro, por ter elaborado parecer que avaliza o uso de medicamentos ineficazes contra o novo coronavírus durante a pandemia. Brito Ribeiro também aparece na lista de possíveis indiciados sugerida pelo relator.

“Esta CPI decide ainda encaminhar este Relatório ao Conselho Federal de Medicina (CFM), para que apure a responsabilidade do Presidente e Conselheiro Relator Mauro Luiz de Brito Ribeiro, autor do Parecer nº 4/2020, que avaliza o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, documento cuja publicação se mostrou temerária e, no mínimo, antiética”, diz trecho do parecer de Renan, que será apresentado formalmente amanhã.

Em maio do ano passado, o CFM publicou um parecer assinado por Brito Ribeiro no qual recomendava o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina, com ressalvas de que não existiam até aquele momento estudos clínicos de boa qualidade que comprovassem sua eficácia em pacientes com Covid-19.

“Percebe-se que o parecer do CFM, embora conclua pela inexistência de evidências robustas para a indicação de uma terapia farmacológica específica para a covid-19, avaliza o uso da cloroquina e a da hidroxicloroquina. Nessa toada, o Conselho transferiu aos médicos em geral a responsabilidade pela prescrição desses fármacos, mesmo tendo conhecimento da ineficácia do tratamento”, afirma Renan.

Para o relator, o texto “serviu de fundamento para embasar muitos dos atos do Executivo Federal, que praticamente durante toda a pandemia defendeu e priorizou o tratamento precoce como principal instrumento de combate à covid-19”. Ele considera um agravante o fato de que o parecer ainda foi mantido pelo Conselho mesmo depois de ter sido demonstrada a ineficácia do tratamento precoce.

Renan também defende a responsabilização dos médicos que participaram da publicação do “Manifesto pela Vida – Médicos do Tratamento Precoce Brasil” em favor do uso do tratamento precoce contra a Covid-19.

Na semana passada, conforme mostrou a coluna de Lauro Jardim, o Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar a postura do CFM sobre o uso do chamado “kit Covid”, composto por medicamentos ineficazes contra a doença. Os procuradores avaliam ajuizar uma ação contra a instituição.

O procedimento foi instaurado a partir de representação do cardiologista Bruno Caramelli, professor da USP, que aponta o apoio do conselho ao “uso indiscriminado do tratamento precoce com medicamentos sem nenhuma evidência científica sobre seus benefícios”.

Ao abrir o inquérito, a Procuradoria da República em São Paulo destacou que, com base em informações preliminares, há “diversos argumentos indicativos de uma atuação possivelmente irregular do CFM”.

No início do mês, a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação civil pública pedindo que o CFM seja condenado a pelo menos R$ 60 milhões por danos morais coletivos por sua parcela de responsabilidade no resultado do enfrentamento à pandemia.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf