Secretário de Cultura tenta inviabilizar lei Rouanet

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Secretaria Especial de Cultura do governo federal, chefiada pelo ator Mario Frias, dispensou, via despacho no Diário Oficial da União desta terça-feira (5/10), 174 pareceristas responsáveis por analisar projetos que pediam financiamento por meio da Lei Rouanet.

Na publicação que descredenciou os técnicos, há justificativas como “tentativas de contato frustradas” da Secretaria com os profissionais. É citado também um artigo do edital que os selecionou dizendo que “emissão de parecer técnico considerado insatisfatório” é motivo para desligamento.

O jornal Folha de S.Paulo ouviu três dos pareceristas dispensados, que afirmaram não terem sido comunicados previamente do desligamento e negaram ter ignorado qualquer tentativa de contato do órgão ligado ao Ministério do Turismo.

“Eu estou chocado. A gente é que está com uma dificuldade imensa de se comunicar com eles desde 2017”, disse ao jornal o artista e parecerista Ravel Andrade, vinculado à Secretaria Especial de Cultura desde 2014. “Não respondem nossos e-mails, não atendem ligação”, completou ele.

A Secretaria Especial de Cultura não se manifestou oficialmente sobre a dispensa dos profissionais. Em uma rede social, no entanto, a diretora do departamento de fomento indireto do órgão, Flávia Faria Lima, afirmou que “o grupo de pareceristas que está sendo descredenciado é um grupo que não respondia aos chamados e, portanto, estava prejudicando o setor” e disse, sem dar prazo exato, que “em breve faremos novo chamamento para cobrir este número”.

Em suas redes, Mario Frias não tocou no assunto, mas publicou nota sobre edital para convocar profissionais para outra instância de apreciação de projetos da Lei Rouanet, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

O ator, que fez carreira na Rede Globo, também postou um vídeo de si mesmo atirando com um fuzil em um estande de tiro e informando que o governo federal irá “apoiar o Museu da Polícia Militar de São Paulo para honrar a história dos nossos policiais”.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf