Sem apoio militar, Bolsonaro desiste de golpe e tenta se reeleger

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR/Divulgação

Um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro ter sido duramente criticado por ter liderado atos antidemocráticos pelo país, no dia 7 de setembro, a sua agenda volta a ganhar dinamismo. No período que se seguiu aos protestos, a sua rotina institucional se limitava a receber ministros e a participar de poucas solenidades oficiais no Palácio do Planalto.

Nos primeiros dez dias após as manifestações, nas quais ele subiu em palanques em Brasília e na Avenida Paulista para atacar o Supremo Tribunal Federal, a única – e barulhenta — exceção na agenda burocrática de Bolsonaro foi o ex-presidente Michel Temer, no dia 9, quando o presidente foi orientado a escrever uma carta em tom de conciliação com o STF.

Nos últimos dias, no entanto, Bolsonaro viajou para divulgar os mil dias de seu governo, se reuniu com políticos e encontrou representantes de sua base de apoio, como ruralistas, empresários e evangélicos.

No dia 30 de setembro, por exemplo, em Belo Horizonte, após encontrar o governador Romeu Zema, ele participou de um almoço com lideranças empresariais mineiras. Uma semana depois, tomou café com parlamentares da Frente Parlamentar da Agricultura, a chamada bancada ruralista. No última terça-feira, 5, ele esteve em um evento com pastores evangélicos junto com oito ministros e a primeira-dama Michelle.

Na quarta-feira, 5, o presidente recebeu também atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio — a competição havia acabado no dia 5 de setembro.

A partir do dia 17 de setembro, Bolsonaro começou uma intensa agenda de viagens pelo país para inaugurar obras e anunciar projetos e programas: foi a Arinos (MG), Mara Rosa (GO), Teixeira de Freitas (BA), Teotônio Vilela (AL), Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG) e Maringá (PR).

Também foi para a Assembléia-Geral da ONU no dia 19 de setembro, em Nova York, onde se encontrou com poucos líderes mundiais. Além de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, ele esteve apenas com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Polônia, Andrzej Duda, com quem é alinhado ideologicamente.

Além dos políticos da bancada ruralista e evangélicos, que estiveram com Bolsonaro em encontros coletivos, apenas dois parlamentares visitaram o presidente nos últimos trinta dias: a deputada Carolina de Toni (PSL-SC) e o senador Luiz do Carmo (MDB-GO).

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf