Senador do PT vai forçar a barra na Justiça por relatório

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O senador Humberto Costa (PT-PE) demonstrou estar confiante com a aprovação do relatório do CPI da Covid. A votação começa em alguns minutos e, se o texto for acatado, será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República e para o presidente do Senado já amanhã, segundo Costa.

“Vamos infernizar a vida de procuradores e tribunais que devam dar seguimento ao relatório da CPI”, falou ao UOL News sobre os próximos passos. Na análise do senador, o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade pode ser aceito no Tribunal de Haia e custar uma “pena altíssima”.

“Os outros crimes podem resultar em regime fechado, mas também não elimino ações civis que podem fazer o presidente ressarcir pessoas e grupos sociais prejudicados na pandemia”, explicou. “Acho que vai dar em alguma coisa, a opinião pública quer uma resposta”, disse.

A entrevista foi concedida no caminho de Costa ao Senado para a votação do texto da CPI da Covid. “O certo é que teremos maioria para aprovar o relatório”, antecipou. A expectativa é concluir a deliberação hoje.

Nosso desejo é entregar amanhã às 10h o relatório ao presidente do Senado e às 11h30 [de quarta-feira] entregar ao PGR (Procurador-Geral da República)”.

Punido por empresas de redes sociais por ter afirmado que a vacina contra a covid-19 causaria AIDS, Bolsonaro poderá responder pela fala também no texto votado hoje pela CPI da Covid.

“O relatório fará referência a mais esse ato do presidente, mas paralelamente vamos encaminhar representação ao ministro Alexandre de Moraes [do STF] para que ele possa tomar essa medida. Em primeiro momento, que Bolsonaro se retrate sob pena de pagamento de multa diária, afastamento das atividades na rede. Se não houver retratação, seria o afastamento definitivo das redes sociais”, explicou Costa.

O canal do YouTube do presidente está suspenso por uma semana e postagens em outras redes sociais receberam um aviso de que se tratava de uma notícia falsa sobre a vacina contra o coronavírus. No entanto, para o senador, isso não é suficiente.

“A punição temporária a Bolsonaro nas redes não atende ao interesse público”, disse. “Bolsonaro é um perigo à população e ao enfrentamento da pandemia”, completou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um tópico de divergência entre os senadores da CPI da Covid. Segundo Costa, não houve concordância para incluir nem para retirar o nome do ministro no texto.

“Não houve consenso para incluir Guedes em lista de indiciados”, afirmou. Outra discordância entre o usualmente hegemônico grupo de senadores pode acontecer hoje, caso haja voto negativo de Eduardo Braga (MDB-AM).

Um voto contrário de Eduardo Braga seria algo insustentável diante da opinião pública”.

Braga pediu para acrescentar, em forma de adendo, o indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pela gestão do estado nos momentos de pico da pandemia. Para Costa, os fatos ocorridos não podem ser ignorados, mas uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) negou que fossem investigados governadores.

“Não sei se Eduardo Braga aceitou, mas a solução era descrever e remeter as conclusões ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça), que já está fazendo investigação de corrupção pelo governo do Amazonas”, disse.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf