Senadores governistas da CPI tentarão governos estaduais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado[/fotografo]

Os senadores da tropa de choque de Jair Bolsonaro que atuaram na CPI da Covid-19 querem aproveitar a visibilidade ganha na comissão e já fazem planos de concorrer a governador em seus respectivos estados nas eleições de 2022. Dos quatro senadores alinhados ao presidente, apenas Jorginho Mello (PL-SC) irá concorrer sem dificuldades, conforme levantamento realizado pela Folha de São Paulo. Principais adversários aos seus cargos são os demais bolsonaristas de seus estados.

O senador Jorginho Mello é pré-candidato ao governo de Santa Catarina, onde já possui uma série de elementos em seu favor: ao mesmo tempo que coleciona aliados na cúpula do bolsonarismo, como o apoio do próprio presidente bem como do empresário Luciano Hang, que planeja se candidatar ao Senado; Mello irá concorrer contra o atual governador de seu estado, Carlos Moisés. Quando assumiu o cargo, o atual governador era aliado ao PSL. Hoje encontra-se sem partido, e perdendo aos poucos o apoio da ala bolsonarista.

Assim como o senador catarinense, Marcos Rogério (DEM-RO) também mira o governo de Rondônia. O estado também conta com um eleitorado majoritariamente alinhado com o presidente, mas o senador terá de resolver problemas internos em seu próprio partido para conseguir se candidatar. Com a fusão entre DEM e PSL, Marcos Rogério pode ser deixado de lado em favor de Marcos Rocha, atual governador de Rondônia pelo PSL.

O gaúcho Luis Carlos Heinze (PP-RS) já conta com o desafio de se apresentar como a principal liderança bolsonarista em seu estado, onde terá de concorrer com Onyx Lorenzoni, atual ministro do trabalho de Bolsonaro. Heinze possui em seu favor o flerte de sua legenda com Jair Bolsonaro, que enxerga o PP como um possível destino para sua candidatura à presidência em 2022.

Para Eduardo Girão (Podemos-CE), o cenário é ainda mais dúbio. O senador mantém uma postura de apoio às pautas bolsonaristas sem se declarar abertamente como aliado do presidente. Enquanto isso, Jair Bolsonaro acena em favor do deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE), com maior apoio da ala bolsonarista em seu estado.

Congresso em Foco

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf