Velho da Havan teria comprado apoio na internet durante interrogatório

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O empresário bolsonarista Luciano Hang prestou depoimento nesta quarta-feira à CPI da Covid, em uma sessão marcada por tumultos e recordes nas redes. No Twitter, cerca de 500 mil posts fizeram menção ao nome de Hang, além de outros termos e hashtags relacionadas ao tema que ocuparam as primeiras posições entre os assuntos mais comentados ao longo do dia. Segundo levantamento feito pela agência Arquimedes, a bolha bolsonarista estava em minoria, mas foi mais barulhenta: 45% dos perfis alinhados ao presidente Jair Bolsonaro corresponderam a 64% dos compartilhamentos sobre o depoimento de Hang.

Do total de perfis que se manifestaram sobre o tema, 55% faziam oposição ao empresário, enquanto os outros 45% eram compostos por personalidades, influenciadores, políticos e outros usuários alinhados com o bolsonarismo. Para Pedro Bruzzi, sócio da agência de dados, o volume de compartilhamentos favoráveis ao empresário indica uma ação coordenada nas redes, com forte alinhamento entre o discurso e os argumentos de perfis governistas.

— É muito incomum que pessoas tão distantes, do ponto de vista da rede, falem do mesmo assunto, usando os mesmos argumentos. Da mesma maneira que, do lado da oposição, a gente não viu uma concentração de retuítes em publicações de influenciadores, foi uma coisa mais orgânica. Do lado dos bolsonaristas, a gente percebe, assim como em outras ocasiões, que há uma ação coordenada, com participação dos principais influenciadores — explica.

O sócio da agência Arquimedes explica que a participação da maior parte dos influenciadores bolsonaristas, como o jornalista Rodrigo Constantino e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), ocorreu de forma similar. Segundo Bruzzi, “todos publicaram da mesma maneira, com o mesmo tipo de argumento, ganhando muitos compartilhamentos”.

— Quando é uma situação orgânica, eventualmente você tem alguns influenciadores que participam ali, mas dificilmente vai ter todos, ou grande parte deles, como aconteceu com os bolsonaristas. Isso é o comum, do que a gente acompanha do trabalho deles. Quando eles atuam de maneira coordenada, eles, que não são tantos, parecem ser maiores do que são. A coordenação é um fator importante, inclusive na política — conta.

Outra mostra de que a ação foi coordenada, já que interessava aos bolsonaristas, segundo Bruzzi, é a mudança de engajamento em relação aos dias anteriores de CPI.

— Nem o Bolsonaro, nem seus filhos e nenhum desses grandes influenciadores saiu em defesa da Prevent Senior. Até então, era um silêncio absoluto. Até o Flávio chegou a apagar um post que ele fez sobre a Prevent Senior, no ano passado. Agora, com o Luciano Hang, é completamente diferente. Flávio Bolsonaro foi à CPI defender o empresário e o presidente da República postou uma foto com o Luciano Hang hoje, em um post de bom dia, dando mais força ainda para o empresário — conclui.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf