Vêm aí medicamentos reais contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Após o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19, o lançamento de um medicamento oral, com comprovação científica de eficácia é apontado pela comunidade científica como o grande ponto de virada no combate à infecção provocada pelo novo coronavírus.

As terapias disponíveis até o momento, como os corticoides e os coquetéis de anticorpos monoclonais combinados, são destinadas ao tratamento de casos graves de Covid-19 em ambiente hospitalar.

O antiviral, por sua vez, teria a indicação para uso doméstico, a ser administrado ainda nos primeiros dias após a exposição ao vírus Sars-CoV-2. O objetivo pretendido pela classe de medicamentos é evitar que o vírus consiga se desenvolver já no primeiro momento, impedindo que a infecção avance.

Atualmente, os medicamentos mais promissores são o molnupiravir, desenvolvido pela Merck Sharp & Dohme (MSD), e o PF-07321332, da Pfizer. Ambos estão na etapa de estudos clínicos, quando os resultados são avaliados em seres humanos. Caso os ensaios confirmem os benefícios destas fórmulas, eles serão os primeiros remédios com comprovação científica destinados ao tratamento precoce.

“Será um salto incrível, comparável à descoberta da penicilina”, afirma a médica infectologista Ana Helena Germoglio. “Mesmo os vacinados podem evoluir para as formas graves e, se esses medicamentos se mostrarem eficazes, vamos evitar que muitas pessoas tenham de ir para a UTI”, frisa a profissional.

Desenvolvido pela MSD em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, o medicamento age diretamente em uma enzima necessária para que o vírus faça cópias de si mesmo, inserindo erros no código genético do invasor.

Os resultados provisórios do estudo clínico mostraram que o antiviral foi capaz de reduzir pela metade o risco de hospitalização ou morte entre pacientes com predisposição a desenvolver quadros graves da doença. Os testes foram realizados entre voluntários com diagnóstico positivo para a Covid-19.

“Tratamentos antivirais que podem ser tomados em casa para manter as pessoas com Covid-19 fora do hospital são extremamente necessários”, afirmou Wendy Holman, CEO da Ridgeback, no comunicado sobre o achado enviado à imprensa.

Nessa quarta-feira (6/10), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que estudos clínicos de fase 3 do molnupiravir serão realizados também no Brasil. Os testes vão ser feitos em sete centros de pesquisa do país.

O PF-07321332, da Pfizer, está na fase 2/3 de estudo, para avaliação da eficácia e segurança. O estudo prevê a participação de 2.660 voluntários saudáveis, com 18 anos ou mais, que tenham tido contato com um paciente sintomático da Covid-19 na mesma casa.

Os cientistas pretendem avaliar se o medicamento é capaz de prevenir a infecção entre pessoas expostas ao vírus. “Se for bem-sucedida, acreditamos que esta terapia poderá ajudar a interromper o vírus precocemente – antes que ele tenha a chance de se replicar extensivamente -, potencialmente prevenindo doenças sintomáticas naqueles que foram expostos e inibindo o início da infecção em outros”, afirmou Mikael Dolsten, diretor científico da Pfizer.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf