1/4 dos negros já evitou transporte público por temer racismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dariusz Sankowski/Pixabay

Um novo levantamento realizado com usuários de transportes por aplicativo revelou que o medo de ser vítima de casos de racismo já fez com que 24% das pessoas que se autodeclaram pretas e pardas evitasse usar algum tipo de meio de transporte. Os meios mais evitados são ônibus, com 40%, vans, com 13%, e metrô, com 10%. A pesquisa integra o Guia da Comunidade 99, que visa combater a discriminação.

Entre os participantes do estudo, 54% afirmou acreditar que a sociedade é racista, embora somente 1,5% admita ser preconceituoso. A pesquisa levou em conta as respostas de 1 308 indivíduos de todo o país. Do total, 42% dos passageiros e 58% dos motoristas se declara negro.

Quase metade dos entrevistados disse já ter presenciado atos de racismo em ônibus, trens, vans ou metrôs, e um em cada cinco negros afirma já ter sido vítima de discriminação nesses locais. Já em estabelecimentos comerciais, 97% contou já ter visto ações preconceituosas.

Por outro lado, os carros por aplicativo estavam entre os meios citados como mais seguros quanto ao racismo. Mais da metade dos passageiros e motoristas pretos e pardos acredita que a educação sobre diversidade e o investimento em campanhas de conscientização são as melhores medidas para aplacar o racismo.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf